Seja parcial ou integralmente, as empresas têm adotado o home office como uma saída à emergente progressão do Coronavírus (Covid-19). Embora pareça apenas uma adaptação de cenário, para muitos colaboradores é um grande desafio essa nova forma de desempenhar suas funções.
E um aspecto inerente a processos sólidos pode ser muito afetado em meio a essa transição: a produtividade. Se por um lado o profissional é capaz de absorver inúmeros benefícios, como evitar o trânsito cansativo, por outro, pode ser complexo entregar tudo de si quando se está no conforto de casa.
Portanto, foi justamente pensando nisso que a CTD reuniu, em um post, 4 dicas que podem ajudar seu negócio a sustentar a produtividade dos colaboradores no home office. Te convidamos a continuar, a fim de tirar máximo proveito em circunstâncias adversas. Boa leitura!
Muitas empresas aderem ao home office por terem a opção de maior resguardo. Outras, por obrigação, como nos casos em que há decretos estaduais e municipais exigindo que elas permaneçam fechadas.
Em todos os casos é uma realidade diferente e cheia de desafios, muitas vezes simples, mas na qual não deixa de ser essencial a atenção. Veja abaixo como seus colaboradores em trabalho remoto podem obter um maior aproveitamento do tempo!
Muitas pessoas não percebem que simples ações no início do dia – como um café pronto ou um exercício de rotina – automaticamente ativam o cérebro a compreender que o dia de trabalho começou e isso age precisamente no aspecto produtivo, quando se está na empresa.
Sendo assim, o truque é criar processos de trabalho, começando pela escolha do “escritório em casa”. Isso difere de caso para caso, pois certamente ninguém estava preparado para a mudança brusca de realidade, e como consequência, não possuem um local apropriado para o trabalho.
Logo, procure selecionar um cantinho, ou até mesmo a mesa da cozinha pode ser suficiente, desde que associe aquele espaço com o “start” do seu dia.
Outro fator vital é eliminar as distrações – principal vilão do home office – então, se tiver que arrumar a casa, por exemplo, determine um tempo que não interfira no seu processo de trabalho, pois assim se torna simples garantir o rendimento.
Por mais trivial que pareça, uma pauta com suas obrigações e tarefas é o divisor de águas para quem não está acostumado com o trabalho remoto. Além de influenciar na organização e na motivação, permite visualizar um panorama assertivo do que tem que ser feito. Dessa forma, defina pontos, como:
· Faça uma análise das tarefas, considerando as de “longo prazo” como a conclusão de um projeto semanal, por exemplo;
· Em seguida, reconheça as tarefas de “curto prazo”, que geralmente são as que levam você a concluir o projeto semanal.
Quando você olha para as obrigações dessa forma, você se habilita a trabalhar no dia a dia, ao invés de percorrer longas horas na busca por finalizar um extenso projeto. São as pequenas demandas concluídas que contribuem para o alcance do escopo completo.
Se quando você está na empresa a questão de prazos já é complexa, imagine no conforto de casa e com inúmeras distrações! Desse modo, um ponto chave para o sucesso da produtividade no home office é estabelecer prazos mais rigorosos no dia a dia.
É comum passar horas seguidas buscando finalizar as demandas diárias, mas e o restante dos compromissos? Quando está na empresa, certamente tem compromissos, não é mesmo? Nunca se esqueça de balancear as obrigações profissionais com as necessidades pessoais.
Crie uma agenda para distribuir as ações e nesse momento inclua o que for relacionado ao pessoal. Pode ser uma atenção extra aos filhos, cuidar dos animais de estimação, momento de exercitar-se ou um descanso mental, isso fará com que associe melhor o momento.
Ah, não deixe de compartilhar seu calendário com a equipe, pois facilita muito se todos compreenderem os momentos em que está disponível, estimulando o rendimento pessoal e em equipe.
Se você achava que a cooperação era importante em âmbito empresarial, você não imagina o valor que a colaboração em equipe representa no trabalho remoto. Sendo assim, por mais que esse formato de trabalho pareça solitário, combine com a equipe horários específicos para comunicação.
Seja por videochamada ou na troca de mensagens e áudios, definir um fluxo de colaboração influencia muito na produtividade, pois permite também que todos gerem valiosos feedbacks que engrandecem o trabalho em equipe.
A CTD espera que as dicas mostradas sejam úteis para que sua empresa seja capaz de atravessar com êxito os momentos difíceis e almejar, assim, melhores dias vindouros. No mais, estamos aqui para o que precisar, pode contar conosco!