É bem provável que você ouça cada dia mais sobre a importância da automação de marketing, não é mesmo? Esse processo garante inúmeros benefícios e tem sido aderido diariamente por negócios que buscam refinar a comunicação com seu público e potencializar a fidelização de clientes.
No universo empresarial como um todo, automatizar ações faz parte do cotidiano, mas quando o foco é direcionado à utilização de sites, plataformas, redes sociais e disparos de e-mails marketing, as chances de alcançar seu consumidor ideal crescem exponencialmente.
Portanto, quer entender como a simples utilização de um software que aperfeiçoa a comunicação com seu público-alvo gera benefícios incríveis para seu negócio? Então, separamos 5 grandes vantagens que o farão planejar com empenho a sua adoção, vamos lá!
Um dos pilares da automação de marketing é permitir a criação de uma base de contatos sólida e de leads com o perfil certo. Além disso, ações posteriores serão todas planejadas e desenvolvidas a partir dessas informações.
Quando falamos em sites, por exemplo, é fundamental compreender que nem todo acesso será feito por um lead em potencial pronto para ser abordado. E é justamente nesse aspecto que a automação funciona.
Sendo assim, uma boa plataforma para automatizar o marketing permite que você elabore pop-ups em determinados pontos das páginas do seu site.
Veja se você se relaciona: estava navegando, olhando produtos ou lendo um artigo como esse, mas ao rolar a página para baixo surge um pop-up com formulário, oferecendo a opção de cadastro para receber novidades ou promoção. Esse é um bom exemplo de automação para “inchar” sua base de contatos.
Agora, a equipe de marketing possui diferentes contatos para trabalhar uma comunicação mais direcionada, a fim de estimular o envolvimento e vendas.
No momento em que a empresa detém informações mais pessoais dos seus leads é viável criar uma comunicação mais humanizada e menos formal, e isso impacta na percepção do potencial cliente, que observa uma atenção diferenciada da marca para com suas necessidades e perfil.
Desse modo, a equipe de marketing consegue criar ações planejadas e automáticas a partir do tipo específico de interação do lead.
Contudo, deve ser efetuada uma análise consistente do envolvimento do público, como quando se avalia a performance dos e-mails marketing e cliques no link, que é um “termômetro” para a eficiência da sua estratégia. Conheça agora alguns tipos de automação:
1. Elaborar uma automação a partir do clique no link, levando a outro material ou oferta;
2. Quando o lead clica em seu produto, automaticamente ele recebe um e-mail ou mesmo SMS marketing com outras ações promocionais;
3. Através da análise de páginas e conteúdos mais acessados em seu site, você pode criar automações com conteúdo diferenciado a seu perfil.
Atualmente, é inevitável a integração entre plataformas, como redes sociais, e-commerce e sites. Na prática, você utiliza os dados captados através de formulários em seu site para enriquecer a base de contatos no Facebook da empresa.
Em seguida, os profissionais de marketing podem estruturar anúncios no Facebook voltados aos leads que se cadastraram no site. Isso cria um vínculo e fortalece a presença da marca diante seu potencial comprador.
“Ah, mas acredito que as redes sociais da minha empresa atuam apenas como suporte e não canal principal, é possível alcançar resultados?”.
Sim, você pode utilizar todos os dados captados nos formulários do seu site para arquitetar a automação de marketing através do envio de e-mail marketing e SMS Marketing.
Aqui temos uma dica imprescindível para fortalecer sua automação de marketing, estamos falando do CRM. Ferramenta para armazenamento e gerenciamento de todas as informações dos seus clientes, facilita e simplifica seu processo comercial como um todo.
A parceria entre CRM e automação de marketing é simplesmente a estratégia mais eficiente quando o assunto é atingir seu potencial cliente com autoridade.
Isso porque um (CRM) reúne e disponibiliza tudo o que a força de vendas necessita para vender, enquanto o outro (automação via e-mail, SMS e outros) executa ações com base no funil de vendas e perfil individual de cada lead.
Essa etapa é bem simples na verdade, basta analisar o comportamento dos leads para definir em qual etapa do funil de vendas se encontram. Após isso você utiliza sua plataforma de automação para criar um “Lead Scoring” (pontuação de leads).
Tal pontuação viabiliza a composição de grupos específicos de leads, sempre considerando sua maturidade. O resultado é maior assertividade na identificação de potenciais oportunidades de venda, pois a cada atualização da pontuação, os leads são direcionados para sua posição atual no pipeline.
Agora que já sabe quais os benefícios da automação de marketing, saiba que a CTD oferece soluções eficientes que podem consolidar sua estratégia de marketing. Entre em contato agora mesmo para alcançarmos grandes resultados juntos!