22/4/2021

Conforme os meios de comunicação evoluem, como é o caso do universo digital atual, as estratégias para alcançar os clientes também acompanham esse movimento, e a comunicação integrada se mostra como uma das principais para obter resultados.

Esse formato de interação viabiliza que a comunicabilidade seja desempenhada e integrada ao longo de todos os canais utilizados pelo consumidor. Com isso, é possível ampliar a sua satisfação e favorecer a consolidação da sua experiência.

Acompanhe a leitura para entender a importância de focar na comunicação com seu público-alvo e veja alguns passos que certamente facilitam isso. Afinal, esse é o momento de considerar cada uma de suas necessidades e preferências!

Como podemos definir a comunicação integrada na prática?

Em poucas palavras, comunicação integrada consiste em criar um planejamento amplo, que deve conter distintas análises sobre quais técnicas e práticas se complementam para maximizar a integração dos canais utilizados pelo cliente.

Trata-se de analisar seu fluxo de comunicação atual, compreender quais plataformas e meios os clientes preferem usar, traçar um plano para criar o equilíbrio necessário e impactar sua experiência e satisfação.

Vale ressaltar que a comunicação de forma integrada é mais voltada às questões de marketing, já que a utilização dessas plataformas representa grande parte dos canais preferidos pelo cliente.

No entanto, saiba que é nessa etapa que muitas empresas acabam errando, pois acreditam que trazer ao plano de execução toda e qualquer plataforma é o ideal. Na verdade, é o contrário: quanto mais dispersa e mal direcionada for a estratégia, menores serão os resultados, pois não haverá assertividade.

Portanto, a solução é embasar seu planejamento em dados e análises reais, a fim de estar presente onde seu cliente está, com o conteúdo relevante e agregando, de fato, à sua experiência.

Tudo bem, mas quais os objetivos da integração na comunicação?

Além de fortalecer consistentemente a presença da marca no mercado e alimentar uma relação aproximada com o público, a estratégia visa:

  • Maior consistência à identidade da empresa.
  • Uniformidade no tom da comunicação, para que o cliente identifique sempre o valor daquilo que oferece.
  • Garantir a longevidade da comunicação com o cliente – um bom exemplo é o e-mail marketing, pois ajuda o cliente em sua jornada de compra.
  • Fácil navegação ao longo dos canais de comunicação, carregando sempre o mesmo padrão da marca.

Esse conjunto de fundamentos funciona como um direcionamento inicial para nortear o planejamento da sua comunicação integrada.

Quais vantagens ela oferece à empresa?

Vamos utilizar um exemplo bem prático que mostrará as consequências positivas de elaborar um planejamento coerente.

Vamos supor que você possui uma boa base de leads – clientes em potencial. Análises prévias mostram que as redes sociais e o blog da empresa estão gerando inúmeras oportunidades, mas como aproveitar cada uma delas?

Uma estratégia seria integrar o SMS Marketing e o e-mail Marketing às interações recorrentes nas redes sociais e aos acessos ao blog. Com isso é possível ampliar os pontos de contato com os clientes e oferecer distintas alternativas para solucionar dúvidas ou adquirir produtos e serviços.

Abaixo, listamos alguns dos benefícios de uma boa estratégia:

  • Traz ganhos em eficiência estratégica na comunicação.
  • Potencializa a atuação e dá robustez à marca no mercado.
  • Atua como um diferencial competitivo.
  • Favorece a integração entre profissionais, setores e equipes.
  • Possibilita uma maior economia com a assertividade na escolha dos canais.
  • Proporciona um progressivo aumento das vendas.

O importante mesmo é considerar que a implementação de um processo de comunicação integrada é um requisito mínimo para quem necessita se diferenciar da concorrência, dadas as possibilidades de escolhas que o consumidor tem hoje.

Três passos para implementar processos eficientes de comunicação integrada

1. Conhecer cada aspecto do público-alvo ajuda muito

Quando se define quais canais utilizar, certamente é porque houve uma análise prévia para chegar a essa definição. Porém, nesse processo avaliativo é possível levantar muitas outras informações sobre o público-alvo. Utilize perguntas para nortear essa etapa, tais como:

  • Qual será o público principal?
  • Já existe uma comunicação ativa? Como isso é feito?
  • Há um tom de comunicação específico a ser definido?
  • Quais canais esses clientes já utilizam para sanar dúvidas e comprar, de fato?
  • Conhece a fundo suas dores e necessidades?
  • Como definir com exatidão os primeiros passos?

2. Estabeleça o escopo do planejamento

Como mencionamos acima, integrar a comunicação não consiste em “atirar para todo lado”, pois dessa forma o único resultado será a falta de “munição”. Portanto, defina assertivamente onde deverá se dar a atuação mais eficiente.

Além disso, pondere com toda a equipe responsável pelo planejamento quais são os recursos disponíveis para pôr o plano em ação. De nada adianta criar a mais mirabolante e estruturada estratégia se não for palpável, pois será perda de tempo.

3. Integre os principais canais e alinhe elementos tecnológicos

Por último, faça a integração entre os canais levantados na etapa de planejamento e, sobretudo, traga mais elementos tecnológicos para potencializar sua estratégia.

Estamos falando de serviços que melhoram a automatização dos processos, a integralidade dos canais e que fomentam mais resultados.

Saiba que a CTD pode ajudar você com essas questões, basta acessar para falar com a nossa equipe. Esperamos ter mostrado dicas que possam ser úteis, siga nosso blog e até breve!


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