Atualmente, se comunicar com o consumidor está se tornando um grande desafio para as empresas. Afinal, como atrair a atenção, se cada vez mais o acesso às informações está facilitado? Com o poder de escolha, o usuário pode decidir despender um pouco de atenção a materiais de extrema relevância para ele.
Justamente por isso é que as empresas estão buscando uma comunicação mais personalizada e que priorize tanto o conteúdo quanto o trabalho visual como forma de agregar valor ao material.
De modo geral, a personalização de ações de marketing cria a sensação de que a empresa conhece o consumidor de verdade e possui o empenho de produzir algo específico pra ele.
Para ser considerada uma ação personalizada, a empresa deve levar o marketing a outro nível, a fim de ser reconhecida pelo cliente como um verdadeiro serviço relevante e adequado para ele.
Marketing de massa interrompe o interesse do cliente que logo percebe que se trata de uma ação de venda para “empurrar” um tipo de serviço ou produto.
Contudo, para implementar ações de marketing com adequada personalização e assertividade na entrega, deve-se levar em conta os seguintes aspectos:
• Relevância: o cliente precisa perceber que a comunicação é única e alinhada com seus interesses.
• Confiança: a partir do momento em que ele percebe a relevância passa a confiar em todas as mensagens enviadas pela empresa.
• Interação: com base na confiança, a empresa e cliente passam a ter uma interação maior, o que gera alto engajamento e torna a empresa referência no segmento em que atua.
A partir desse ciclo, o cliente começa a perceber valor nas campanhas personalizadas. Desse modo, fica mais fácil alcançar a fidelização do cliente.
É um dos meios de comunicação mais utilizado atualmente já que se aproxima mais do cliente. Contudo, o serviço de SMS somente se tornará eficaz se obtiver uma estratégia inteligente, de fácil entendimento e ágil.
A chance de um cliente abrir uma mensagem SMS de sua empresa é muito mais alta do que mensagens em qualquer outra plataforma. Afinal, o smartphone o acompanha aonde estiver.
A personalização de e-mail garante que seu cliente leia a mensagem e interaja de acordo com as estratégias da empresa, uma vez que o título do e-mail é completamente endereçado a ele. Além disso, o conteúdo do e-mail traz informações interessantes que condizem com suas necessidades.
Por muito tempo o e-mail esteve esquecido, mas agora é uma ótima tendência de marketing que funciona para gerar grandes resultados para a empresa.
Impressos personalizados são responsáveis por gerar reações emocionais positivas e são mais eficientes em gerar taxa de retorno em comparação com uma ação de mala direta tradicional.
Em impressos que utilizam a impressão de dados variáveis, é possível personalizar totalmente as mensagens, imagens e cores, de acordo com os interesses do destinatário. É uma forma de segmentação assertiva que gera resultado.
Diante de um cenário em que cada vez mais as tecnologias digitais norteiam o crescimento das empresas, a CTD disponibiliza no mercado diversos produtos/serviços que acompanham essas tendências, tais como:
• Soluções de Mobile Marketing SMS: que é um processo automatizado e gera relatórios de status de todo o processo para fácil acompanhamento.
• CTD m@ail: que possui um sistema de envio personalizado, ou seja, o cliente pode escolher o assunto e o corpo da mensagem, gerar o documento e enviar apenas para os clientes que tenham o e-mail cadastrado em sua base de dados.
• Impressão de dados variáveis com grandes diferenciais como: personalização de documentos e peças de comunicação; Desenvolvimento e criação de layouts; Know-how em desenvolvimento, produção e acabamento de documentos transacionais, dentre outros.
Conheça mais sobre a CTD e saiba como podemos ajudar sua empresa a alavancar as estratégias de ações de marketing!