Quando se trata de fortalecer vínculos comerciais e estabelecer relações com os clientes para além do preço dos produtos, o atendimento se destaca como uma peça-chave.
Nesse cenário, segundo dados veiculados pelo Media Post, estima-se que 61% das pessoas que têm conta de e-mail acessam diariamente a sua caixa de mensagens.
A partir dessa ótica, tal canal de comunicação merece atenção se considerarmos que, possivelmente, uma parte expressiva do público alvo da empresa estará on-line na plataforma de e-mail ao menos 1x ao dia. Logo, é essencial que as organizações estejam preparadas para prestar um bom atendimento por e-mail aos seus clientes.
Pensando nisso, neste blog post você encontrará três dicas para aprimorar o seu atendimento por e-mail e, também, os principais erros a serem evitados na hora de construir uma boa relação on-line com os seus clientes.
Estamos em um momento da economia em que a oferta por produtos é alta e muitos anúncios chegam até as pessoas em poucos cliques, direto pelo celular. Nessa conjuntura, as marcas disputam, ano a ano, pela atenção do público consumidor.
Isso quer dizer que para a sua empresa fidelizar clientes, a sua equipe precisa ser capaz de reter atenção nos atendimentos e fazer com que as pessoas que consomem os seus serviços se sintam valorizadas. Nessa lógica, os e-mails personalizados cumprem a função de reforçar ao destinatário que aquela mensagem foi pensada para ele.
Assim, elevando a percepção de relevância do conteúdo, a relação por e-mail fica mais consistente, reduzindo significativamente as chances de o cliente ignorar a mensagem. Portanto, a personalização é o primeiro passo para gerar engajamento na hora de atender clientes.
A personalização vai além do simples uso do nome do cliente, é preciso entender as suas necessidades e responder de maneira relevante, o que só é possível se a empresa guarda um histórico da relação comercial.
Dessa maneira, a partir dos dados armazenados, é que se cria mensagens relevantes e que uma conexão mais forte com o destinatário é possibilitada, a fim de assegurar o sucesso da experiência do cliente.
Deixar e-mails sem resposta prejudica a imagem da empresa e também passa para o cliente a mensagem de que as suas demandas não são consideradas quando deveriam estar sendo.
Nesse cenário, a resposta oportuna demonstra comprometimento e atenção às necessidades que o consumidor se sente a vontade de compartilhar via e-mail. Por isso, na hora de construir confiança, mantenha respostas eficientes.
Templates aceleram a resposta e garantem consistência para o tom de voz praticado pela empresa, o que economiza tempo e permite que se invista em personalização a partir de um esqueleto pré-pronto.
Assim, uma biblioteca de modelos com as mensagens mais praticadas ajuda no desenvolvimento ágil de respostas profissionais e informativas.
Esse ponto fala diretamente da credibilidade da empresa, visto que erros de digitação e informações incorretas prejudicam a confiança que os destinatários depositam na sua marca.
Por isso, a revisão é essencial para garantir comunicações claras e precisas e, ainda, proteger a reputação do seu negócio.
Ignorar métricas e resultados de engajamento impede a avaliação da eficácia das interações por e-mail, deixando a sua empresa "no escuro" quanto a efetividade da comunicação que está sendo praticada.
Sendo assim, o monitoramento é vital para ajustar estratégias, a exemplo dos testes A/B e melhorar continuamente o atendimento.
Outra ação importante, é assegurar o rastreio da data e hora em que as mensagens são abertas, visto que isso confere validade jurídica para as mensagens e, também, mostra quais são os melhores horários de envio.
E-mails genéricos transmitem falta de interesse. A grande maioria das pessoas está cada vez mais on-line nas redes sociais, o que quer dizer que estão habituadas com mensagens genéricas que claramente podem se endereçar a qualquer pessoa.
Por isso, não gaste tempo com esses envios, eles apenas irão prejudicar a imagem do seu negócio, fazendo com que os clientes considerem os seus conteúdos irrelevantes.
Rastreabilidade, garantia de envios e testes A/B e muito mais! Essas são algumas das funcionalidades do WeSend, uma solução responsável pelo envio de mais de 200 milhões de documentos nos últimos 5 anos.
A plataforma atende às necessidades de comunicação por e-mail da sua empresa, otimizando o atendimento de modo a garantir a melhor experiência para o seu cliente.