16/2/2024

Quando se trata de fortalecer vínculos comerciais e estabelecer relações com os clientes para além do preço dos produtos, o atendimento se destaca como uma peça-chave. 

Nesse cenário, segundo dados veiculados pelo Media Post, estima-se que 61% das pessoas que têm conta de e-mail acessam diariamente a sua caixa de mensagens.

A partir dessa ótica, tal canal de comunicação merece atenção se considerarmos que, possivelmente, uma parte expressiva do público alvo da empresa estará on-line na plataforma de e-mail ao menos 1x ao dia. Logo, é essencial que as organizações estejam preparadas para prestar um bom atendimento por e-mail aos seus clientes. 

Pensando nisso, neste blog post você encontrará três dicas para aprimorar o seu atendimento por e-mail e, também, os principais erros a serem evitados na hora de construir uma boa relação on-line com os seus clientes. 

E-mails personalizados: é importante?

Estamos em um momento da economia em que a oferta por produtos é alta e muitos anúncios chegam até as pessoas em poucos cliques, direto pelo celular. Nessa conjuntura, as marcas disputam, ano a ano, pela atenção do público consumidor.

Isso quer dizer que para a sua empresa fidelizar clientes, a sua equipe precisa ser capaz de reter atenção nos atendimentos e fazer com que as pessoas que consomem os seus serviços se sintam valorizadas. Nessa lógica, os e-mails personalizados cumprem a função de reforçar ao destinatário que aquela mensagem foi pensada para ele.

Assim, elevando a percepção de relevância do conteúdo, a relação por e-mail fica mais consistente, reduzindo significativamente as chances de o cliente ignorar a mensagem. Portanto, a personalização é o primeiro passo para gerar engajamento na hora de atender clientes. 

3 dicas para melhorar o atendimento por e-mail

1- Nome, histórico, necessidades 

A personalização vai além do simples uso do nome do cliente, é preciso entender as suas necessidades e responder de maneira relevante, o que só é possível se a empresa guarda um histórico da relação comercial. 

Dessa maneira, a partir dos dados armazenados, é que se cria mensagens relevantes e que uma conexão mais forte com o destinatário é possibilitada, a fim de assegurar o sucesso da experiência do cliente.

2- Respostas pontuais 

Deixar e-mails sem resposta prejudica a imagem da empresa e também passa para o cliente a mensagem de que as suas demandas não são consideradas quando deveriam estar sendo. 

 Nesse cenário, a resposta oportuna demonstra comprometimento e atenção às necessidades que o consumidor se sente a vontade de compartilhar via e-mail. Por isso, na hora de construir confiança, mantenha respostas eficientes. 

3- Uso de modelos de e-mail

Templates aceleram a resposta e garantem consistência para o tom de voz praticado pela empresa, o que economiza tempo e permite que se invista em personalização a partir de um esqueleto pré-pronto. 

Assim, uma biblioteca de modelos com as mensagens mais praticadas ajuda no desenvolvimento ágil de respostas profissionais e informativas.

Os principais erros no atendimento por e-mail

  • Não revisar e-mails

Esse ponto fala diretamente da credibilidade da empresa, visto que erros de digitação e informações incorretas prejudicam a confiança que os destinatários depositam na sua marca. 

Por isso, a revisão é essencial para garantir comunicações claras e precisas e, ainda, proteger a reputação do seu negócio.

  • Falta de monitoramento de resultados

Ignorar métricas e resultados de engajamento impede a avaliação da eficácia das interações por e-mail, deixando a sua empresa "no escuro" quanto a efetividade da comunicação que está sendo praticada. 

Sendo assim, o monitoramento é vital para ajustar estratégias, a exemplo dos testes A/B e melhorar continuamente o atendimento. 

Outra ação importante, é assegurar o rastreio da data e hora em que as mensagens são abertas, visto que isso confere validade jurídica para as mensagens e, também, mostra quais são os melhores horários de envio. 

  • Envio de e-mails genéricos em larga escala

E-mails genéricos transmitem falta de interesse. A grande maioria das pessoas está cada vez mais on-line nas redes sociais, o que quer dizer que estão habituadas com mensagens genéricas que claramente podem se endereçar a qualquer pessoa. 

Por isso, não gaste tempo com esses envios, eles apenas irão prejudicar a imagem do seu negócio, fazendo com que os clientes considerem os seus conteúdos irrelevantes.

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