Dados veiculados em junho de 2023, pela pesquisa da Zendesk CX Trends, apontam que mais de 60% das empresas entrevistadas elevaram o seu investimento em automação comparado ao ano anterior.
Nessa ótica, atualmente, o investimento em automação de processos é uma estratégia que tem ganhado destaque nas empresas, especialmente por proporcionar eficiência e agilidade para a realização das demandas, o que se traduz em resultados bastante lucrativos.
Diante desse cenário, neste blog post exploraremos o que é a automação de processos, quais são os processos que podem ser automatizados, e, também, os 6 benefícios diretos que a prática traz para as empresas. Siga a leitura e confira!
Essa prática reúne tudo o que diz respeito à utilização de tecnologia para realizar tarefas operacionais e tradicionalmente manuais. Nesse modelo, a intervenção humana em atividades repetitivas é substituída por máquinas e softwares que aprimoram as atividades.
Assim, o trabalho é reduzido e, também, o tempo de produção empregado nas ações que engessam o dia a dia das empresas.
Logo, a automatização é empregada para eliminar os gargalos operacionais e permitir que os colaboradores alocados em áreas de intensa atividade manual sejam distribuídos em setores mais produtivos para a organização.
Em geral, esses são setores "campeões" quando o assunto é começar a investir na simplificação de processos com a ajuda da automatização:
Com a automação, os colaboradores são liberados para que se concentrem em tarefas mais estratégicas e complexas.
Nesse cenário, temos, por exemplo, o controle de entrada de dados e a emissão de relatórios sendo realizados de modo automatizado, de forma que as equipes conseguem direcionar seu tempo e energia para atividades que demandam criatividade e expertise.
Sendo assim, a abordagem não apenas impulsiona a eficiência operacional, como também eleva a satisfação e o engajamento dos funcionários, uma vez que se veem envolvidos em projetos mais significativos para as suas carreiras.
Ao passo que as tarefas manuais são substituídas por processos automatizados, as empresas conseguem reduzir significativamente os custos associados a erros humanos, retrabalho e tempo perdido em gargalos operacionais.
Junto disso, a eficiência proporcionada pela automação contribui para uma alocação mais eficiente dos recursos, de modo que passa a haver um manejo mais rentável dos fundos que a empresa dispõe para investir.
A padronização de processos é o que garante que as tarefas sejam executadas de maneira consistente, independentemente do colaborador responsável.
Por exemplo, ao enviar boletos e notificações para os clientes, optar pelo uso de ferramentas automatizadas permite que a empresa faça envios em larga escala e, ainda, assegura que as mensagens enviadas não terão dados vazados ou violação no corpo do texto.
Nessa ótica, a automação estabelece padrões operacionais de modo a elevar a qualidade dos produtos e dos serviços entregues pela empresa, garantindo uma boa experiência para os clientes e, para a empresa, uma reputação sólida no mercado.
Ferramentas automatizadas oferecem recursos avançados de controle e monitoramento, permitindo que os gestores tenham uma visão abrangente de todas as atividades em tempo real e, ainda, que informações estratégicas sejam compiladas com agilidade.
Desse modo, além de assegurar que dados e relatórios estejam em conformidade com normas e regulamentos, o uso de soluções de software garante tranquilidade à gestão do negócio em relação à integridade dos processos.
A automação minimiza a incidência de erros humanos, um fator crítico que impacta negativamente na lucratividade das empresas.
Nesse contexto, a precisão proporcionada por sistemas automatizados se traduz em segurança para todos os setores do negócio, a exemplo de finanças, logística e produção.
Sendo assim, ao eliminar a margem de erro associada a tarefas manuais, as empresas garantem a qualidade da produção, o que fortalece a confiança dos clientes, e, ainda, mitiga a incidência de gastos adicionais para corrigir imprecisões.
Ferramentas modernas garantem que o controle da gestão esteja sempre atualizado e amparado em relatórios detalhados, permitindo que gestores acompanhem, de onde estiverem, o desempenho de cada processo.
A partir dessa realidade, o monitoramento contínuo facilita a identificação de áreas de melhoria, possibilitando ajustes rápidos e eficazes.
Além disso, a análise de resultados em tempo real contribui para a tomada de decisões consistentes e capazes de antever prejuízos.
Ao adotar a automação de processos, as empresas se tornam mais competitivas no mercado. Isso porque a agilidade, eficiência e qualidade proporcionadas pela automação são elementos fundamentais para a solidez operacional.
Nesse cenário, a vantagem competitiva não só impulsiona o crescimento e a lucratividade da empresa, mas também a coloca em posição de destaque no mercado!
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