A automatização inteligente nos processos de comunicação está intimamente relacionada às ações de marketing e ao formato de comunicação com clientes e parceiros, além da seleção dos canais onde tudo é consolidado.
Nesse contexto, muitas organizações consideram apenas soluções e ferramentas isoladas, como quando há um serviço automatizado de envio de e-mails, por exemplo, que funciona individualmente, alheio a todo o restante do processo comercial.
Empresas que conseguiram realmente automatizar sua comunicação se posicionam à frente da concorrência, mas pode ter certeza, há um elemento comum entre essas empresas, que é a integração estratégica das ferramentas ao ERP.
E você, como anda a comunicação em seu processo comercial? Há uma jornada do cliente bem definida? O que acha de compreender melhor como essa integração é indispensável para sua empresa fortalecer os laços, o peso da marca e obter reconhecimento?
A comunicação de marketing integrada incorpora atribuição multicanal e marketing direcionado, criando uma “história” coesa para o seu negócio, independentemente da plataforma utilizada pelo cliente.
Imagine a situação: você monta um pequeno negócio e é o único responsável pelo esforço de marketing e comunicação com os clientes. Nesta situação, a mensagem, a linguagem e a imagem pública são fáceis de manter, uma vez que tudo está centralizado.
Depois de muito trabalho duro, seus esforços finalmente dão frutos e sua organização se expande. Logo, gerenciar o marketing de forma fragmentada não é mais recomendado e você precisa pensar em maneiras de flexibilizar os processos, especialmente aqueles relacionados à interação com o cliente.
Por exemplo, se você não possui ações bem estruturadas e embasadas em informações reais do público-alvo, certamente os resultados encontram barreiras difíceis de serem superadas. Mas então, como transpor tudo isso?
Bom, existem muitas formas de otimizar. Uma delas é trazer a automatização inteligente, normalmente composta por:
Aqui temos um bom exemplo de comunicação integrada, ou seja, ao utilizar o SMS e especialmente o e-mail como fontes de marketing, sua estratégia atinge o “Core” do cliente, aproveitando canais de alto impacto e absorção de conteúdo.
Entretanto, ao incluir o CRM e o ERP à equação, temos uma robusta ação comercial de marketing, consciente das necessidades dos clientes, de fácil geração de leads e oportunidades de vendas.
Muitas pessoas só conseguem se posicionar sobre um investimento quando em face de suas vantagens práticas e em potenciais, não é verdade? Pensando nisso, elencamos as quatro principais razões para cogitar trabalhar a automatização inteligente:
1. Resultados de impacto: uma abordagem integrada em todos os níveis comerciais viabiliza uma atuação coesa e uníssona das equipes, com informações reais e conhecidas por todos.
2. Imagem da marca consolidada: empresas que não integram seus processos atuam de forma “descompassada” ao longo das interações, mensagens e envio de documentos, mas com a integração ideal isso não ocorre mais, o que amplia a percepção da sua marca no cliente.
3. Custo-benefício elevado: integração se resume a assertividade e previsibilidade de resultados, enxugando gastos e aplicando os recursos com perspicácia.
4. Aumento na geração de oportunidades: por ter um CRM atrelado ao ERP e serviços automatizados que gerenciam suas campanhas, o time comercial visualiza com facilidade e eficiência toda e qualquer oportunidade, ou seja, obtém-se maior proveito sobre o investimento.
Conforme o número de empresas que oferecem esse tipo de tecnologia aumenta, maior é a oferta de soluções que prometem revolucionar seus resultados, concorda?
No entanto, ao passo em que você tem inúmeras possibilidades ao alcance, maior é o desafio para identificar o que é melhor para sua organização. Isso porque ainda temos a barreira da integração total entre as tecnologias de diferentes fabricantes.
Como resultado, sua empresa pode estar completamente aparelhada de fato, isto é, com as soluções de gerenciamento de campanhas, como e-mail e SMS, ter CRM e ERP, mas isso tudo não garante o melhor desempenho.
Por exemplo, aqui na CTD oferecemos tudo que você precisa, pois, entregamos:
“Ah, e quanto a CRM e ERP, caso meu interesse seja unificar a comunicação e ter a automatização inteligente de que preciso, como fazer?”.
Sem problemas, pois a CTD faz parte do Grupo SISPRO, ou seja, é possível obter o CRM mais completo e o ERP que faz a diferença em seu negócio. Dessa forma, você terá integração avançada entre as soluções e serviços, estimulando assim a inteligência na comunicação com seu cliente.
Quer saber mais sobre esse cenário de vantagens para sua organização prosperar entre a concorrência? Então, acesse e confira mais detalhes!