Resultados como redução de custos, otimização operacional, ganhos de eficiência e margem de crescimento, só são tangíveis com a automatização de processos. Porém, quando falamos em comunicação, essa possibilidade se torna uma necessidade para atingir um rendimento expressivo sobre a concorrência.
Além de trazer inúmeros benefícios à organização, certamente impacta na satisfação dos consumidores, uma vez que são supridas suas dúvidas e dores, melhorando a percepção sobre o negócio.
O que você pensa sobre a automatização de processos? Acredita que, se bem implementada, pode render bons resultados? A verdade é que a variedade de soluções e ferramentas do mercado pode confundir um pouco na escolha, mas estamos aqui para te auxiliar com isso. Confira!
Automatizar está relacionado ao aperfeiçoamento dos canais de comunicação de uma empresa. É por meio desses canais que a empresa consegue:
1. Responder a solicitações, eliminar dúvidas e passar informações relevantes aos clientes;
2. Estabelecer um meio para que os consumidores consigam se expressar, seja com dúvidas, problemas, críticas ou elogios;
3. Compartilhar conteúdos e materiais que fomentem o conhecimento sobre suas necessidades;
4. Proporcionar apoio e total suporte para o manejo de um produto ou a aplicação de um serviço.
Sendo assim, quando tudo isso se torna centralizado e efetivado com agilidade, a percepção do consumidor se alarga, mostrando que ali ele encontrará o valor que procura.
Você pode até se perguntar: “mas, para que minha empresa reduza custos, eu teria de investir em um primeiro momento, não é mesmo? Qual a vantagem disso?”. Claro, e isso é algo implícito, mas, como você proporciona ações mais bem desempenhadas sem ferramentas que permitam, de fato, isso?
A vantagem principal sobre automatizar processos reside em um ROI (Retorno Sobre Investimento) como poucas estratégias oferecem. A transformação digital inerente à tecnologia das ferramentas proporciona aos profissionais uma atuação muito mais sólida e estratégica, deixando o operacional quase no piloto automático.
Quando se fala em comunicação, nos referimos ao atendimento proporcionado pelo seu negócio, correto? O atendimento manual é algo que exige ampla mão-de-obra, tempo e uma infraestrutura custosa, a fim de alcançar o resultado expectado.
No entanto, ao automatizar suas ações, você oferece agilidade, eficácia e muita escalabilidade, já que o SMS e o e-mail, por exemplo, viabilizam flexibilidade gerencial para atender os clientes com primor. Por sua vez, algumas demandas são facilitadas, como:
1. Envio instantâneo de segunda via de boletos;
2. Acompanhamento e atualização de status de pedidos;
3. Feedback através do SMS de pesquisa, entre outros.
A maravilha da transformação digital é justamente essa, ou seja, oferecer um leque de ferramentas que suprem diferentes necessidades dos negócios. Empresas que ampliam a satisfação e a experiência dos seus consumidores, via de regra, estão presentes em diferentes canais de comunicação.
Nessa etapa, vamos falar sobre SMS e e-mail, pois julgamos ser a combinação e o carro-chefe de qualquer comunicação. Além, claro, de serem canais excepcionais para trabalhar o marketing, possibilitam praticidade no atendimento aos clientes.
Alguém já chegou a te falar que o SMS, seja ele transacional ou de marketing, possui uma taxa absurda de 90% de abertura em poucos minutos? E desses 90%, praticamente 98% irão, de fato, ler a sua mensagem.
Além disso, sua automatização é muito facilitada, gerando ainda mais resultados na hora de se comunicar, compartilhar uma notícia, lembretes de atividades, envio de notificações em geral, cobranças de todos os tipos, avisos de descontos e muito mais.
Inclusive, esse é um dos canais de comunicação com o melhor custo-benefício, já que sua implantação é de baixo custo, mas seu retorno pode ser ilimitado a depender do seu posicionamento estratégico e da qualidade da empresa que oferece o serviço.
O e-mail já é uma prática consolidada no mercado, vide o tamanho da oferta em soluções e ferramentas disponíveis para facilitar seu envio. Diferentemente do SMS, o e-mail já demanda maior estruturação, planejamento aprofundado e maior conhecimento sobre o público.
É justamente por isso que sua automação é uma das melhores opções para engajar, gerar resultados e ter sucesso na comunicação com os clientes. Vamos deixar um conteúdo com 6 dicas para melhorar o engajamento da estratégia de e-mail – confere lá depois!
Além do SMS e do E-mail, podemos também citar a utilização do WhatsApp, dos serviços de Voz, bem como a aplicação de chatbot, que, combinados com o SMS e o E-mail, geram ainda mais eficiência no bom atendimento e resultados para o negócio.
Portanto, essas duas ferramentas são a base para uma comunicação otimizada. Quer automatizar os processos, mas sente que ainda não identificou a melhor solução para isso?
Então, entre em contato com os profissionais CTD, eles irão te guiar por ferramentas que serão o diferencial competitivo da sua organização!