Se você perceber a recorrência de resultados negativos em suas campanhas de e-mail, saiba que isso pode estar relacionado a falhas na personalização de e-mails. Mais ainda, à ausência de customização da mensagem para o perfil de cada cliente.
Criar e-mails personalizados e de forma individual em sua base de dados é fundamental para assegurar margem competitiva perante os concorrentes e, sobretudo, agregar valor à percepção em sua marca.
Diante disso, falaremos nesse post sobre os benefícios de maximizar a personalização, considerando a etapa do cliente e suas necessidades. Além disso, veja um pouco mais sobre a importância de consolidar essa estratégia!
O primeiro passo para compreender a necessidade de trazer personalização é deixar de lado a ideia de que o e-mail é apenas um mecanismo de venda. Pelo contrário, muitas vezes a mensagem nem ao menos tem o propósito de vender algo.
Isso porque se torna um recurso crucial para fortalecer a presença da marca no dia a dia do cliente. Somado a isso, temos o recente “ponto de mudança” no comportamento do cliente que busca um tratamento diferenciado.
Dessa forma, a mensagem altamente personalizada individualmente para o cliente tende a favorecer:
Contudo, vale ressaltar a imprescindibilidade de alimentar diariamente o banco de informações dos clientes. Preferências, período usual de compra, necessidades, perfil consumista e meios de aquisição são apenas alguns parâmetros a seguir.
E uma dica de ouro que poucas pessoas oferecem: deixe de lado a percepção de que apenas a quantidade elevada de informações basta, pois na verdade o que importa realmente é a qualidade dos dados.
Afinal de contas, é isso que viabiliza acuracidade para enviar o e-mail certo, com a mensagem personalizada em detalhes e, acima de tudo, causar impacto!
Um dos principais indicadores do impacto da sua automação de e-mail é avaliar a taxa de abertura. Isso porque quanto menor a taxa, menos engajamento o cliente demonstra diante das suas estratégias.
Contudo, e-mails personalizados atraem a atenção do cliente, pois condizem com suas expectativas sobre algo, podendo ser um evento, uma promoção, o recebimento de um documento aguardado, enfim, funciona para todos os cenários.
Por sua vez, o aumento na taxa de abertura – termômetro para a qualidade da personalização – assegura que sua audiência está absorvendo a essência da sua estratégia, onde a conversão pode ser elevada e contínua.
Você não precisa mandar um e-mail personalizado apenas quando houver objetivo comercial. É justamente esse posicionamento que enfraquece o relacionamento com o consumidor.
A ideia central da personalização é alimentar uma relação benéfica para ambos, onde a empresa é relevante e o cliente tem suas dores solucionadas.
Por exemplo, avalie o envio semanal do e-mail marketing, de modo a executar uma campanha bem estratégica. Nos três primeiros envios você nutre com conhecimento, oferecendo dicas e temas de interesse.
Já no quarto envio, aí sim você pode associar conteúdo exclusivo, mas com a oferta de um serviço ou produto, algo que traga valor para sua experiência e seja reconhecido como esforço válido.
Você realiza constantes investimentos para alimentar uma base de clientes, fidelizados ou não, mas nota que a taxa de conversão e o retorno real estão aquém do almejado.
O que aconteceria se você melhorasse a personalização? Como a percepção daquele leitor seria impactada? Você sabia que o conteúdo personalizado gera mais vendas e, por consequência, fomenta maior fidelização?
Segundo um estudo realizado pela Forbes, muitos dados comprovam o poder da personalização, tais como:
O e-mail marketing é um dos meios de comunicação mais utilizados, e se você discorda disso, a Stadista mostra um estudo que indica que até 2024 o e-mail terá aproximadamente 4,48 bilhões de usuários.
Certamente seus clientes fazem parte desse número. É por isso que os resultados, quando alcançados através de estratégias coerentes, se dão com menor investimento e maximização do investimento.
Afinal, a automação de e-mail marketing é a grande responsável por baratear o custo do envio, que aliado ao conteúdo certo, gera consequências que se estendem por toda a jornada de compra do cliente.
Como vimos, você deve trazer maior customização para seu e-mail o quanto antes, pois é a única maneira de fazer o investimento valer a pena, além de realmente “ter peso” na experiência do seu cliente.
Em todo caso, a CTD está de prontidão para auxiliar com expertise e tecnologia, combinação ideal para ampliar sua margem de resultados!