Cobranças digitais são uma realidade que se mostra cada vez mais eficiente para empresas e clientes. O envio de contas e faturas por meio de ferramentas online trazem praticidade e mais organização para o setor de contas do seu negócio, o que é fundamental para promover a saúde financeira do empreendimento.
As vantagens de adotar os sistemas de cobrança digital em sua empresa são muitas. Conheça agora os principais benefícios da cobrança digital e entenda o motivo pelo qual você deve implementá-la em seu negócio!
Benefícios da cobrança digital
As interações por meio dos canais digitais cresceram exponencialmente durante a pandemia de COVID-19. Com esse cenário, muitas empresas perceberam o poder e a importância da comunicação digital. Uma boa experiência online atrai clientes, aumenta o faturamento e pode expandir o seu negócio. Além disso, migrar certos setores para o digital diminui seus gastos e aumenta a produtividade empresarial.
Os benefícios se estendem quando falamos sobre a cobrança digital. Automatizar e digitalizar os processos de pagamento, envio de faturas e recuperação de crédito melhora o seu relacionamento com seus clientes. Alguns dos benefícios de adotar as cobranças digitais são:
Segundo dados da Serasa, em dezembro de 2021 o Brasil apresentava 63,97 milhões de inadimplentes. Enquanto isso, uma pesquisa de 2020 realizada pelo Instituto Geoc (Gestão de Excelência Operacional em Cobrança) demonstra que a implementação de sistemas digitais facilita a cobrança. A pesquisa apontou que 55% dos devedores brasileiros já fizeram a quitação de dívidas por canais digitais, sendo que o WhatsApp aparece como o canal mais utilizado. Além disso, quase 80% desses clientes classificaram a experiência como positiva!
A pesquisa também aponta que os principais benefícios das cobranças digitais para os clientes são a praticidade, a discrição e a possibilidade de realizar a comunicação em horários flexíveis.
Quais meios digitais usar?
Ainda com base nos dados obtidos pela pesquisa do Instituto Geoc, dessa vez de 2019, alguns canais digitais são preferidos pelos clientes na hora de quitar suas dívidas. A comunicação via WhatsApp aparece como a mais efetiva, já que aproxima o cliente da empresa e humaniza a conversa.
Outro canal muito utilizado é o SMS. Em 2019, 35,4% dos devedores optaram por negociar dívidas por meio de mensagens SMS, 12% a mais que no ano anterior. Já os e-mails aparecem como plataforma preferida para renegociação e quitamento de dívidas por 37% dos clientes. As mensagens por esses canais tendem a ser mais diretas, com o envio de códigos de barras de boletos para pagamento e lembretes de vencimento de contas.
Viu como as cobranças digitais podem ser benéficas para a sua empresa e para seus clientes? Você sabia que pode automatizar e tornar esses processos ainda mais simples? Conheça os benefícios da comunicação transacional multicanal e as soluções que o WeSend traz para o seu negócio!