A captação de clientes consiste em implementar estratégias e ações voltadas ao marketing, com o intuito de identificar, no mercado, clientes em potencial.
Embora pareça uma ação simples e direta, a verdade é que se caracteriza como um dos maiores desafios para uma organização.
Isso porque há de se considerar o segmento de atuação, o produto oferecido, a concorrência, entre outros fatores.
Pensando nisso, decidimos criar este conteúdo, que contém um pouco mais sobre a conquista do cliente ideal, além de trazer dicas de estratégias eficientes.
Acompanhe a leitura até o final para entender, na prática, como conquistar e fidelizar sua audiência. Vamos lá!
A procura por pessoas realmente dispostas a comprar da sua empresa pode ser complexa ou simples, tudo vai depender da qualidade do planejamento estratégico e, sobretudo, das ferramentas que compõem o escopo do projeto.
A ideia aqui é estimular o máximo possível de oportunidades. E saber aproveitar as melhores oportunidades a partir de uma abordagem assertiva é a fórmula para o sucesso.
Você pode gerar 20 boas oportunidades, mas se não souber como convertê-las, certamente não conseguirá captar os clientes.
É justamente por isso que ouvimos falar, a cada dia mais, em lead qualificado. Esse tipo de potencial cliente é gerado a partir de uma estratégia sólida, que o qualifica de acordo com o nível de maturidade e a etapa da jornada.
Esse processo facilita o trabalho do time de vendas, pois viabiliza um contato mais maduro, consciente e ágil, o que implica redução de custos na aquisição e na captação dos clientes.
No entanto, saiba que é inviável ter sucesso ao captar sem as ferramentas certas, pois a tecnologia consolida o que a teoria propõe. Veja mais a seguir.
Vamos supor que a sua base tenha em torno de 200 leads inscritos. Já imaginou elaborar uma campanha de e-mail marketing para 200 contatos de forma manual?
Provavelmente levará muito tempo e os resultados não serão mensuráveis, correto?
Dizemos isso porque as ações de e-mail são muito relevantes para captar clientes, visto que oferecem uma comunicação direta com o lead em potencial.
Podemos citar também a interação via SMS marketing, que é um canal ainda mais barato e eficiente, já que as pessoas costumam visualizar SMS em poucos segundos e a sua taxa de abertura é de mais de 90%.
Sendo assim, aqui a tecnologia traz a automação e a agilidade necessárias para viabilizar um processo de captação de clientes ainda mais ousado e impactante.
Portanto, sua gestão deve considerar todos os recursos ao alcance para maximizar a oferta, pois é a única maneira de atingir o maior número de clientes possível.
Esse é um ponto muito importante e muitas vezes deixado de lado. Então, compreender os aspectos que rodeiam uma estratégia deve vir antes mesmo da criação do escopo do projeto.
O planejamento precisa abarcar um determinado nível de escalabilidade para realmente funcionar adequadamente.
Para isso, considere 3 pilares essenciais: segmentação do público; compreensão das necessidades dos clientes; análise da concorrência.
A segmentação para efetivar a captação de clientes é considerada o ponto de referência, as coordenadas assertivas que indicam a direção correta.
Partir para a execução sem antes definir a quem irá impactar, pode significar perda de tempo e de dinheiro e enfraquecer a sua marca.
Esse elemento é conhecido na própria segmentação, mas não custa reforçar.
Conhecer as dores dos clientes é imprescindível para que a estratégia entregue valor ao invés de apenas um produto ou serviço, pois é dessa forma que o cliente precisa enxergar seus esforços.
Do contrário, é inviável oferecer um atendimento de qualidade ou mesmo impactar positivamente em sua experiência.
Afinal, o que determina a qualidade da captação é justamente a percepção do cliente sobre a entrega de valor à sua experiência.
Existe certo receio quando falamos em olhar para a concorrência. A maioria não quer enxergar como seu concorrente trabalha, pois isso implica mudanças operacionais. Mas saiba que esta análise é um dos pilares da captação.
Esse processo é conhecido também como Benchmarking e viabiliza um “mapa” mais seguro de quais estratégias implementar, claro, sem deixar que se perca o cerne do seu negócio, pois originalidade é o que compõe uma marca de sucesso.
Essa estratégia deve estar alinhada ao conhecimento dos principais canais utilizados pela sua audiência, pois do contrário não traz resultados.
Por exemplo, seu cliente ideal costuma utilizar determinada rede social, oferece engajamento através de e-mail e ainda costuma abrir SMS relevantes, então, compor uma estratégia de presença constante nesses três meios pode alavancar oportunidades.
Costumamos falar sempre que o E-mail Marketing aliado ao SMS Marketing viabiliza uma margem de atuação diferenciada, pois além de eficiente, mantém os custos do projeto reduzidos.
O Inbound Marketing é inteiramente voltado para a atração de clientes, mas também visa à captação ininterrupta.
Isso porque é estruturado a partir do marketing de conteúdo, de SEO e redes sociais.
Esse conjunto é responsável por oferecer um retorno expressivo quando bem executado e pode ser implementado em conjunto com a presença em multicanais.
Gostou deste conteúdo sobre como captar clientes? Acesse para saber como se aprofundar nas estratégias assertivas para sua empresa e até breve!