Atualmente, é crescente o número de empresas que buscam por soluções para automatizar o seu procedimento de cobrança, uma vez que essa prática colabora para "desafogar" processos burocráticos e, principalmente, para a redução da inadimplência. Por isso, a implementação da cobrança automática ganha destaque no mercado brasileiro e deve ser conhecida por todos os gestores.
Nesse blog post abordaremos tudo o que é necessário saber sobre esse modelo de arrecadação: o que é, como funciona, benefícios e formas de implementar são respostas que você encontrará durante o texto! Siga a leitura e confira!
Para explicar o que é cobrança automatizada precisamos pensar no método manual e a razão para essa prática estar perdendo espaço. Em uma empresa que utiliza o modelo tradicional, o setor financeiro fica responsável por emitir boletos, enviar para os destinatários e acompanhar os prazos. O grande problema é que erros da equipe nesse processo não são facilmente detectáveis e acarretam prejuízos para o caixa da empresa.
Diferente dessa realidade, quando o controle de recolhimentos passa para as vias automáticas, tudo que diz respeito às cobranças é realizado via software. Assim, a prática é caracterizada pela passagem dos processos do meio manual para o virtual, garantindo o monitoramento refinado e ágil, desde a emissão do boleto até o controle de prazos.
Logo, no sistema automático de cobranças, o setor que antes ficava responsável por toda a burocracia que envolve a emissão e o envio de faturas, faz todo o controle via software. Essa metodologia contribui para livrar a equipe de retrabalhos - como enviar por Correio um novo boleto para um cliente inadimplente - e desafoga, assim, os processos de cobrança.
Falar em recolhimentos é falar no fluxo de caixa da empresa. Nessa lógica, refinar os processos de cobrança assegura a sustentabilidade financeira do negócio e amplia o seu potencial competitivo no mercado. Junto disso, estão os seguintes benefícios diretos da cobrança automatizada:
Via software, é possível perceber as mensagens com as quais o cliente engaja mais, além dos horários em que os documentos são abertos. Assim, a empresa traça um plano de cobrança compatível ao perfil de cada consumidor, o que reduz, por exemplo, os índices de inadimplência por alegação de não recebimento de faturas.
Sob o controle manual, as cobranças ficam sujeitas a erros humanos que são eliminados quando os envios passam para o software. Logo, retrabalhos de reenvio e reedição de documentos são mitigados com o uso da tecnologia no dia a dia do setor de cobranças.
Soluções para o envio automatizado de boletos permitem que a empresa acompanhe data e hora em que as suas mensagens foram enviadas, entregues e abertas. Isso garante que a organização tenha como comprovar o envio da cobrança, o que reforça a proteção em casos de litígios jurídicos com devedores.
A empresa consegue acompanhar com maior precisão quais são os clientes que já tiveram seus boletos enviados, os que ainda não receberam e os prazos para cada pagamento. Desse modo, o setor financeiro desenvolve um planejamento assertivo para o fluxo de caixa com as datas previstas para cada envio de cobrança.
Segundo dados do setor, se comparado ao envio por Correios, o envio de documentos por e-mail via plataformas personalizadas pode ser até 10x mais econômico. Além disso, o vínculo empresa-cliente é fortalecido pelos envios segmentados, que respeitam as datas sinalizadas pelos clientes.
Para implementar uma ferramenta de envio automatizado de cobranças, é necessário analisar como o seu negócio será impactado por essa solução. Nessa lógica, considere todas as situações onde, hoje, a sua empresa perde por não ter um meio mais eficiente para contatar devedores e pense sobre os prejuízos que isso acarreta ao seu caixa.
A partir de uma consideração criteriosa de necessidades, é possível elencar quais são as características que o software que você precisa deve possuir. Além disso, um ponto muito importante é considerar qual a empresa que oferece a solução, conferir o seu histórico no mercado e se assegurar de que será uma boa parceira.
Junto com processos simplificados, a tecnologia colabora para que o negócio trabalhe sob a garantia de que as suas mensagens foram enviadas e recebidas. Nesse cenário, a redução da inadimplência é o resultado de envios bem sucedidos, que chegam até os clientes e produzem engajamento.
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