No mundo dos negócios, peca quem acredita que apenas os e-mails podem trazer resultados relevantes. Isso faz com que o marketing da empresa seja prejudicado e importantes estratégias, como as malas diretas, sejam deixadas de lado.
Já podemos adiantar que você vai se surpreender com os dados que mostraremos hoje. Então, se o seu marketing acabou deixando essa técnica de lado, saiba que pode estar perdendo uma grande fatia do mercado.
Quer entender como obter grandes resultados com as malas diretas da estratégia de marketing? É só acompanhar o post. Boa leitura!
Atualmente, a maioria esmagadora das estratégias de marketing é centrada no disparo de e-mails marketing. No entanto, essa quantidade exagerada de “lixo eletrônico” que recebemos todos os dias é grande motivo para as pessoas deixarem de abrir suas caixas de entrada.
Você sabia que a taxa de abertura de e-mails marketing é de cerca de 24% apenas, em todas as empresas e indústrias? Inclusive, não basta só abrir o e-mail, pois para ele ser considerado eficiente, ainda existe a taxa de clique, que fica ainda mais abaixo dessa porcentagem.
Agora é que entra a questão do “tempo de vida” em relação às malas diretas. Grande parte das empresas acredita que essa estratégia já não é eficiente ou moderna o suficiente, simplesmente deixando-a deixa de lado.
Outro dado interessante: sabia que a taxa de abertura das malas diretas supera a do e-mail marketing em praticamente o dobro? Estudos apontam que há uma taxa de cerca de 42% de abertura. Mas, por que isso?
É simples: as pessoas estão cansadas de receber diariamente os mesmos e-mails, enquanto as malas diretas são pouco exploradas, estimulando, assim, sua abertura. Se você quer obter resultados e atingir quase metade do seu público-alvo, veja primeiro as vantagens da mala direta.
Se você acredita que o investimento em mala direta é dinheiro perdido, os dados seguintes podem surpreender você. Um dos diferenciais dessa estratégia é justamente o elevado ROI (retorno sobre investimento).
Tal retorno consegue ser ainda mais vantajoso do que investir, por exemplo, em anúncio no Google. Em 2017, a Data & Marketing Association divulgou dados de uma pesquisa que aponta a conversão das malas diretas à frente das buscas pagas e banners de anúncio, respectivamente, 23% e 16% de conversão.
Em nosso ponto de vista, as malas diretas perderam um pouco do foco pelo fato de as pessoas não a associarem com o universo digital de hoje, mas isso é um erro crasso.
Muito mais do que possível, é fundamental alinhar essa estratégia com as que o marketing digital oferece. “Tudo bem, mas isso pode ser feito?”. Sim! Existem algumas ações em que as diretrizes das malas diretas podem ser aplicadas, como nos casos abaixo:
· Utilização de QR Codes no documento;
· Aplicação de links diretos nas estratégias;
· Pesquisa e utilização de hashtags, que podem levar a uma ação específica, como acessar novos conteúdos ou compartilhamento.
A criatividade deve ser o ponto alto de uma estratégia que utiliza a mala direta, seja no alinhamento do design ou no conteúdo assertivo. Todavia, existem outras ações que devem ser consideradas, a fim de obter resultados palpáveis.
Nada é mais danoso a uma estratégia de marketing digital do que a segmentação errada. Portanto, o primeiro passo é lapidar a sua base de contatos, a fim de encontrar o público-alvo certo e fazer valer o investimento. Procure direcionar uma mala direta aos clientes que já estão fidelizados. Com o tempo, essa ação te permite ampliar as conversões.
O envio da mala direta não deve ser embasado no achismo, é preciso ter um direcionamento, seguido de um planejamento, o que costumamos dizer: que tenha início, meio e término bem delineados. Portanto, determine seus objetivos a partir de:
· Definição de como a estratégia visa causar impacto no público-alvo;
· Quais são as ações esperadas dos clientes;
· Estipular a mensuração dos resultados;
· Saber utilizar os dados para posterior refinamento da estratégia ou aplicação de mudanças.
O que mais diferencia uma mala direta é a sua qualidade e isso é fato. Sendo assim, quanto mais profissional for seu documento, maior aceitação o público terá. Por isso é imprescindível contar com a ajuda de uma empresa que ofereça recursos e materiais de qualidade para alcançar esse posicionamento. Aliás, isso deve estar alinhado a um conteúdo profissional e persuasivo.
A parceria certa pode elevar ainda mais a objetividade da sua mala direta. A CTD oferece o que há de mais moderno para que você alinhe sua estratégia de marketing com recursos realmente inovadores. Para sua mala direta, oferecemos:
· Malas diretas personalizadas em papel couchê;
· Elaboramos cupons, folhetos promocionais, folders e informativos;
· Além de certificados e manuais de produtos sob demanda, entre outros.
Quer obter o melhor retorno sobre investimento em sua estratégia? Então, entre em contato com a equipe de profissionais da CTD para saber como podemos te ajudar a crescer. Estamos no seu aguardo!