Toda empresa precisa, em algum momento, lidar com clientes inadimplentes. Cobrar dívidas pode ser um processo difícil, mas é necessário para garantir a estabilidade financeira do seu negócio.
Uma das maiores dúvidas que todo empresário tem nessa situação é: como fazer a cobrança sem correr o risco de perder um cliente que pode ser importante para a empresa no futuro? Se você está passando por isso, não se preocupe. Preparamos um conteúdo completo para te ajudar a reverter a inadimplência de forma estratégica, sem dores de cabeça e mantendo a fidelidade dos seus clientes.
Conheça os principais motivos de inadimplência
O primeiro passo para lidar com os clientes devedores é compreender as causas da inadimplência. Entender o que levou o cliente a atrasar o pagamento te ajuda a escolher a melhor estratégia de cobrança.
No geral, existem 3 tipos de consumidores que podem estar nessa situação. Vamos te apresentar a cada um deles e te ensinar as melhores alternativas para cobrar o que eles te devem.
O cliente desorganizado
O cliente desorganizado é aquele que atrasa os pagamentos pela falta de planejamento financeiro ou por puro esquecimento. Esse perfil é o mais fácil de cobrar, estando aberto à negociações e juros e quitando a dívida assim que possível.
É possível prevenir a inadimplência desse cliente adotando medidas de comunicação que visem lembrá-lo das obrigações de pagamento com alguns dias de antecedência. As melhores formas de fazer isso são por canais de e-mail, SMS e WhatsApp.
Para cobrar um cliente desorganizado e ainda mantê-lo como um potencial consumidor futuro, sugerimos que você aposte no diálogo e na renegociação dos prazos.
O devedor ocasional
Um pouco mais complexo que o perfil anterior, o devedor ocasional é aquele que, por algum problema financeiro, não conseguiu arcar com seus pagamentos em dia. Esse cliente está passando por um momento difícil e pode se sentir irritado e constrangido ao ser cobrado.
Um devedor ocasional não costuma atrasar os pagamentos, e por isso vale a pena conservar um bom relacionamento com esse cliente. Adotar uma linguagem empática e sugerir uma renegociação a longo prazo é uma ótima estratégia para quitar a dívida e preservar o relacionamento entre a empresa e esse consumidor.
O mau pagador
O perfil inadimplente mais difícil de lidar é o do mau pagador. Esse é o cliente que já está acostumado a atrasar suas obrigações financeiras e não se importa com cobranças.
Um mau pagador deve ser abordado com firmeza, já que geralmente negociações e diálogos não são eficazes. Nesses casos, o melhor a se fazer é acionar os recursos legais de cobranças e dívidas, como a negativação no Serasa e o protesto em cartório.
Personalize sua estratégia de cobrança para cada perfil
Agora que você já conhece os principais perfis de clientes inadimplentes é hora de escolher as melhores alternativas para cobrar cada um. Personalizar sua estratégia de cobrança garante mais chances de sucesso e um retorno rapido para receber o valor devido. A dica é: negocie! Não desista da cobrança por medo de perder o cliente ou por achar que não vale a pena.
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