Apostar no uso de SMS transacionais pode ser uma boa estratégia para a sua empresa e não é muito difícil entender o porquê. Afinal, de acordo com dados de 2018, pelo menos 92% dos consumidores brasileiros possuem um, ou até mais de um smartphone. São mais de 230 milhões de aparelhos ativos no país, o que dá uma boa base da importância desse meio de comunicação para a nossa população.
Nada mais justo do que utilizar dessa tendência para melhorar a eficiência da comunicação da empresa, não é? E quando se trata de comunicação com cobranças ou boletos, isso pode ser ainda mais importante e ajudar a empresa a reduzir custos.
Quer descobrir como enviar SMS com código de barras e aumentar a eficiência da comunicação da sua empresa? Continue lendo e confira!
E se você ainda se pergunta se é mesmo uma boa ideia investir em SMS transacional, temos algumas informações que talvez lhe convençam. A verdade é que o SMS é um dos meios mais eficientes de passar mensagens curtas para os clientes.
A maior vantagem é que o SMS com código de barras pode servir, inclusive, como uma forma de lembrar o cliente do pagamento que deve ser realizado. Isso tudo com um baixo custo para a empresa, já que esse meio custa muito menos, se comparado à impressão de correspondência ou à ligação telefônica de cobrança.
Inclusive, muitos bancos e instituições financeiras começaram a usar o SMS transacional como forma de cobrança, buscando reduzir a inadimplência.
Os resultados são expressivos: de acordo com os dados do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (IGEOC), o uso de SMS como forma de cobrança tem um retorno até 30% maior em renegociação de dívidas do que outras formas de comunicação.
Agora que você viu as vantagens de apostar no SMS transacional, está pronto para seguir para o próximo passo. Afinal, como fazer o envio de SMS com código de barras de forma eficiente?
Temos algumas dicas que vão garantir que você faça um bom investimento. Confira!
O primeiro passo é investir em uma solução de envio de SMS transacional que garanta o envio de dados variáveis personalizados. Enviar mensagens genéricas do tipo "Ligue para a gente e confira se tem dívidas", por exemplo, é extremamente ineficaz.
A solução da CTD, por exemplo, permite que você faça envios em massa, com dados variáveis e links de documentos customizados para cada cliente. Simples, rápido e eficiente.
Outro ponto que pode fazer toda a diferença é usar links encurtados no SMS transacional. É possível enviar links que direcionam para boletos e outros documentos de cobrança, por exemplo.
Porém, esses links precisam ser encurtados, porque o SMS possui tamanho reduzido, com limite de caracteres.
Outro ponto fundamental na hora de investir em SMS com código de barras, é acompanhar todo o processo de entrega ao destinatário. Dados sobre esse processo podem mostrar para você se a estratégia está sendo eficiente ou não, ou se são necessárias mudanças para que ela se torne mais eficaz.
A solução de envio de SMS transacional da CTD, por exemplo, garante que você acompanhe todo o processo, registrando se os links com o boleto foram abertos, ou até mesmo se houve falha no envio das mensagens.
Depois dessas dicas, ficou claro que o uso de SMS transacional pode ser o que está faltando na estratégia de comunicação da sua empresa, não é? Se você se interessou pela solução e quer aplicar em sua empresa agora, converse com um de nossos especialistas e descubra como a CTD pode te ajudar.