15/9/2023

Quando pensamos sobre o sucesso da administração das cidades, é frequente que a comunicação municipal com os cidadãos seja prontamente associada à terceirização para os veículos de imprensa, o que não é de todo negativo. 

Contudo, caso a gestão do município não atente-se às estratégias de comunicação para engajar com a população, é possível que pontos importantes à credibilidade dos gestores sejam deixados de lado. 

Tal cenário se deve ao fato de que, caso a prefeitura não obtenha engajamento na com os seus contribuintes, os gestores correm o risco de que os processos que envolvem as ações realizadas na cidade sejam interpretados enquanto pouco transparentes. Assim, um ponto sensível e pouco explorado é que a falta de clareza para os cidadãos pode resultar em maiores índices de inadimplência na arrecadação de tributos. 

Pensando nisso, neste blog post vamos abordar as melhores práticas para a sua cidade garantir uma comunicação municipal com o público! Siga a leitura e confira!

Como melhorar a comunicação da prefeitura com os cidadãos?

No caminho para construir uma comunicação sólida e confiável entre a gestão do município e os contribuintes, é essencial que os gestores estejam atentos a algumas práticas que podem soar repetitivas, mas que são fundamentais para um bom posicionamento. Assim, destacamos as seguintes medidas fundamentais:

1. Contar com um plano de comunicação

Assim como as secretarias do município planejam metas de execução de projetos, é crucial que haja um plano claro de como os feitos da prefeitura serão comunicados para a população da cidade. 

Para isso, no planejamento de ação da comunicação municipal devem ser estudadas as segmentações de público e, a partir do estudo, definidas quais serão as mensagens enviadas para cada perfil de cidadão. 

2. Garantir que o site esteja atualizado

Certifique-se de que o site da sua prefeitura contém informações atualizadas e simplificadas, de modo que todos que entrarem consigam encontrar com facilidade notícias e informações relevantes da gestão municipal. 

O site é uma página valiosa para registrar nos buscadores quais são as ações que vêm sendo desempenhadas pela administração municipal, por isso, não deve ser negligenciado.

3. Manter as redes sociais em dia

Uma vez traçado o plano de comunicação, decida quais são as redes sociais que fazem sentido para a sua prefeitura, Facebook e Instagram, por exemplo, podemos ser boas opções para se comunicar com os cidadãos. 

Nessas plataformas, é possível abrir caixas de perguntas e responder com agilidade questionamentos frequentes do seu município, o que amplia o vínculo entre a população e a gestão. 

4. Escolher os canais certos de comunicação

Eleger diferentes canais na hora de enviar mensagens e documentos como boletos de IPTU para os cidadãos é a melhor forma de garantir que todas as gerações da cidade recebam os envios da prefeitura. 

Dessa forma, além de garantir a segurança das informações das mensagens, é da mescla de canais tradicionais (como cartas e telefone) como os canais mais modernos, a exemplo do WhatsApp, que o engajamento da comunicação municipal é maximizado. 

Quais são os melhores canais de comunicação para as prefeituras?

A seleção dos canais de comunicação adequados é fundamental para garantir a assertividade da comunicação com os contribuintes e eliminar a percepção de pouca transparência, que prejudica a imagem da gestão municipal e impacta na redução das taxas de arrecadação do município. 

Então, separamos aqui estão alguns dos melhores canais do momento para enviar comunicados, notícias e boletos à população:

  • WhatsApp: dados recentes indicam que 93,4% dos brasileiros estão no WhatsApp, logo, a comunicação municipal deve considerar este canal como uma maneira eficaz de enviar mensagens diretas e atualizações para os cidadãos.
  • E-mail: essa é uma ferramenta muito importante para a comunicação oficial, uma vez que registra com precisão horários e demais atividades. Assim, o fluxo de envio facilitado pela plataforma de e-mail é um grande aliado das prefeituras.  
  • Cartas: as correspondências continuam sendo um meio importante para comunicações municipais, principalmente, considerando a população de maior idade, que, em geral, prefere receber a sua documentação de forma  física.
  • SMS: para o envio de atualizações curtas e rápidas, as mensagens de texto são boas vias de engajar com os cidadãos que gostam de estar atualizados com notícias e comunicados objetivos. 

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Envie cobranças automatizadas e reduza a inadimplência com o auxílio da automação e de lembretes. Além disso, dispare notícias sobre as ações da sua prefeitura e fortaleça o vínculo de interação com os contribuintes. 

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