Quando pensamos sobre o sucesso da administração das cidades, é frequente que a comunicação municipal com os cidadãos seja prontamente associada à terceirização para os veículos de imprensa, o que não é de todo negativo.
Contudo, caso a gestão do município não atente-se às estratégias de comunicação para engajar com a população, é possível que pontos importantes à credibilidade dos gestores sejam deixados de lado.
Tal cenário se deve ao fato de que, caso a prefeitura não obtenha engajamento na com os seus contribuintes, os gestores correm o risco de que os processos que envolvem as ações realizadas na cidade sejam interpretados enquanto pouco transparentes. Assim, um ponto sensível e pouco explorado é que a falta de clareza para os cidadãos pode resultar em maiores índices de inadimplência na arrecadação de tributos.
Pensando nisso, neste blog post vamos abordar as melhores práticas para a sua cidade garantir uma comunicação municipal com o público! Siga a leitura e confira!
No caminho para construir uma comunicação sólida e confiável entre a gestão do município e os contribuintes, é essencial que os gestores estejam atentos a algumas práticas que podem soar repetitivas, mas que são fundamentais para um bom posicionamento. Assim, destacamos as seguintes medidas fundamentais:
Assim como as secretarias do município planejam metas de execução de projetos, é crucial que haja um plano claro de como os feitos da prefeitura serão comunicados para a população da cidade.
Para isso, no planejamento de ação da comunicação municipal devem ser estudadas as segmentações de público e, a partir do estudo, definidas quais serão as mensagens enviadas para cada perfil de cidadão.
Certifique-se de que o site da sua prefeitura contém informações atualizadas e simplificadas, de modo que todos que entrarem consigam encontrar com facilidade notícias e informações relevantes da gestão municipal.
O site é uma página valiosa para registrar nos buscadores quais são as ações que vêm sendo desempenhadas pela administração municipal, por isso, não deve ser negligenciado.
Uma vez traçado o plano de comunicação, decida quais são as redes sociais que fazem sentido para a sua prefeitura, Facebook e Instagram, por exemplo, podemos ser boas opções para se comunicar com os cidadãos.
Nessas plataformas, é possível abrir caixas de perguntas e responder com agilidade questionamentos frequentes do seu município, o que amplia o vínculo entre a população e a gestão.
Eleger diferentes canais na hora de enviar mensagens e documentos como boletos de IPTU para os cidadãos é a melhor forma de garantir que todas as gerações da cidade recebam os envios da prefeitura.
Dessa forma, além de garantir a segurança das informações das mensagens, é da mescla de canais tradicionais (como cartas e telefone) como os canais mais modernos, a exemplo do WhatsApp, que o engajamento da comunicação municipal é maximizado.
A seleção dos canais de comunicação adequados é fundamental para garantir a assertividade da comunicação com os contribuintes e eliminar a percepção de pouca transparência, que prejudica a imagem da gestão municipal e impacta na redução das taxas de arrecadação do município.
Então, separamos aqui estão alguns dos melhores canais do momento para enviar comunicados, notícias e boletos à população:
O WeSend 360° é a solução que pode fazer a diferença na maneira como sua prefeitura se comunica com a população. Por meio de envios segmentados em uma plataforma multicanal (E-mail, SMS, WhatsApp, Publish e Impressões), o município maximiza as chances de atingir o público.
Na solução, você reduz custos com Correios e AR Digital e, ainda, assegura uma comunicação rastreável com data e hora de envio, abertura e download de anexos. Dessa forma, a sua gestão garante o sucesso da comunicação municipal.
Envie cobranças automatizadas e reduza a inadimplência com o auxílio da automação e de lembretes. Além disso, dispare notícias sobre as ações da sua prefeitura e fortaleça o vínculo de interação com os contribuintes.
Agora é o momento de dar um passo à frente na sua comunicação municipal. Conheça mais sobre o WeSend 360°, uma plataforma multicanal que pode transformar a forma como sua prefeitura se conecta com os cidadãos. Conheça todas as facilidades da solução na íntegra agora mesmo!