No atual cenário do mundo corporativo, é constante a busca por soluções capazes de elevar o engajamento entre empresas e clientes, sem onerar demasiadamente o caixa das empresas. Diante desse contexto, o SMS Transacional ganha destaque como uma ferramenta potente e rentável para alcançar o público. Contudo, muitos gestores ainda se perguntam: como ter certeza de que as mensagens estão sendo realmente entregues?
Por isso, neste blog post vamos falar das principais dicas para garantir a confirmação de entrega das suas mensagens curtas! Siga a leitura e confira.
Primeiramente, precisamos esclarecer uma dúvida comum dos leitores que ainda estão aprendendo sobre as diversas possibilidades do SMS. Por exemplo, existe uma diferença entre SMS Promocional e SMS Transacional e, sem entender isso, dificilmente a empresa conseguirá traçar um bom plano para o envio de mensagens com confirmação de entrega.
Enquanto o SMS Promocional busca atrair novos clientes e enviar, em larga escala, mensagens padronizadas para promover produtos e serviços; o SMS Transacional tem como foco a interação individual com o público, enviando conteúdos realmente relevantes para o usuário. Desse modo, o SMS Transacional será utilizado por quem busca segurança para os envios, principalmente de notificações importantes, informações de pagamentos e atualizações que contenham dados sensíveis.
No setor financeiro, o envio de SMS personalizado desempenha um papel fundamental no relacionamento com o cliente, uma vez que a empresa consegue programar quando serão enviadas as notificações de cobrança, respeitando as datas apontadas pelos usuários. Essa prática contribui para gerar uma boa experiência ao consumidor, o que eleva a confiança e aumenta os índices de fidelização.
A dúvida dos gestores sobre o tema do SMS é muito legítima, afinal, como garantir a entrega das mensagens? Como a empresa pode ter certeza que não está investindo em envios que sequer estão sendo abertos pelos destinatários e sendo irrelevantes para o público?
A chave para garantir a confirmação de entrega do SMS Transacional está na escolha da plataforma. Dessa forma, ao optar por uma solução que ofereça rastreamento de envios, você acompanha quando cada mensagem é recebida e aberta. Isso torna possível a otimização das mensagens, uma vez que vendo quais performam melhor para cada cliente, a empresa pode segmentar mais disparos com o formato de sucesso.
Nesse cenário, com os dados proporcionados pela plataforma, a empresa ainda pode se beneficiar com as diferentes formas de personalização das mensagens, criando uma experiência mais envolvente para os clientes, de modo a aumentar as probabilidades de obter respostas. É importante destacar que as respostas reforçam o sucesso da entrega e demonstram uma conexão mais forte do público com a marca.
Além da escolha da plataforma ideal, é importante atentar para o formato das mensagens, uma vez que os resultados da estratégia de SMS Transacional dependem também da boa comunicação de texto. Então, confira alguns tópicos que o nosso time considera fundamentais para garantir envios otimizados e bons resultados de engajamento:
A partir da análise da performance dos indicadores nos envios, é importante segmentar as mensagens de acordo com a relevância que cada cliente demonstrou para aquele conteúdo. Essa prática direciona a comunicação para um modelo mais eficaz e objetivo, maximizando as suas chances de conversão.
Nas mensagens, os registros de abertura fornecem bons indícios sobre o comportamento dos usuários quanto a leitura de SMS. Assim, é fundamental que você faça uma boa escolha de horários para envio a partir do que já foi visualizado sobre as ações de cada cliente, elevando, assim, a probabilidade de as mensagens serem lidas e respondidas.
CTA é a sigla utilizada para falar em "chamada para ação". Quando você envia uma mensagem, precisa deixar claro para o destinatário que está esperando uma resposta ou uma interação. Por isso, explore finalizações que indicam o propósito do envio. Por exemplo, se o motivo da mensagem é avisar o vencimento de um boleto, adicione o link para acesso e a chamada para clicar e visualizar.
Seja objetivo com os seus clientes e tenha uma linguagem clara sobre o propósito das suas mensagens. Uma boa prática para testar a eficiência de cada texto é a realização de testes A/B, onde a partir do envio de 2 tipos diferentes de estrutura, é possível identificar qual abordagem tem mais sucesso.
Diante de tudo o que vimos, fica claro que o investimento no SMS Transacional é um grande diferencial para as empresas. Além de aumentar a agilidade no contato, essa estratégia fortalece o relacionamento com os clientes e fornece métricas importantes sobre o comportamento dos consumidores.
Para aprimorar a comunicação e garantir envios eficientes e personalizados para os seus clientes, escolha uma solução automatizada de SMS, que oferece confirmação de entrega e viabiliza resultados de sucesso para a sua empresa. Entenda agora mesmo como funciona uma plataforma completa de envios!