Empresas de todos os segmentos podem utilizar uma estratégia focada no e-mail transacional, mas são poucas as que realmente conseguem bons resultados.
O disparo individualizado de e-mails, em resposta a uma ação esperada do cliente, fortalece consideravelmente a experiência e a relação de consumo com a marca.
Contudo, somente utilizar esse recurso não é garantia de rendimento, visto que a estratégia empresarial precisa estar alinhada a um planejamento robusto.
Portanto, criamos este conteúdo com o intuito de compartilhar mais conhecimento e apresentar 4 formas eficazes de estruturar as ações transacionais da sua organização.
Afinal de contas, o cliente atual exige personalização e atenção, mesmo quando o envio é automático e já esperado por ele. Então, acompanhe a leitura!
O e-mail transacional, dentre as muitas oportunidades que existem para gerar engajamento e encurtar proximidade com o cliente, se mostra muito eficiente em seu papel.
Ações como abandono do carrinho de compras, reconhecimento pela inscrição em uma lista de e-mail, atualização de um pedido e envio de fatura de cartão no vencimento, são só alguns exemplos de aplicações.
Isto é apenas uma fração de seus recursos, já que é possível alinhá-lo a uma ação de Cross Selling (venda cruzada) ou mesmo a um convite para conhecer um novo serviço. Abaixo, você confere quatro maneiras para aperfeiçoar seus resultados.
Apesar de ser um procedimento padrão para a maioria das ações de um consumidor, ele ainda precisa abrir a sua mensagem, correto?
Todavia, a segurança ao abrir e-mails, hoje em dia, é uma constante preocupação para todos que utilizam esse meio de comunicação. Sendo assim, a pessoa precisa ter a segurança e a confiança de que está abrindo um e-mail da sua empresa.
Nesse sentido, é importante ter atenção às configurações do e-mail transacional, como clareza no campo de remetente e um assunto relevante e coerente com a ação executada.
O serviço de envio de e-mail da CTD, por exemplo, permite a customização da mensagem, como nome e endereço de e-mail do remetente, além de contar com a rastreabilidade para acompanhar suas campanhas. É uma chance a mais de instigar o cliente a sempre abrir as suas mensagens.
Certamente você já recebeu um e-mail transacional no qual a primeira frase era um enorme “não responda”, correto? Qual a sensação de abrir um e-mail, por vezes esperado, e dar de cara com esse direcionamento?
Mesmo que você saiba o significado disso, ou seja, que não é necessário, de fato, responder, a realidade é que possibilita o crescimento de um cenário negativo.
Então, a ideia aqui é cumprir com o papel automático do e-mail, mas manter uma brecha para que o cliente entre em contato com seu negócio quando precisar.
Inclua os contatos da empresa, como e-mail, links para blog e redes sociais, telefones úteis e demais informações.
A intenção é disponibilizar todos os meios possíveis de contato com a sua marca, a fim de gerar mais confiança e satisfação, elementos que impactam na experiência de consumo.
O Cross Selling é uma estratégia de vendas que possibilita a apresentação e a oferta de um novo produto ou serviço, simultaneamente ao processo atual do cliente.
Vamos assumir que seu cliente efetuou a compra de um produto do seu portfólio.
Por conseguinte, as etapas seguiram normalmente e com sucesso, isto é, o consumidor recebeu o produto e espera pelo e-mail transacional de finalização.
É nesse momento que sua estratégia de vendas pode ser mais impactante, ao oferecer um produto que complemente a sua compra, bem como um serviço que venha agregar ainda mais usabilidade à interação recente.
Mas atenção, pois as ofertas devem estar completamente relacionadas ao seu perfil e produto recém adquirido, pois do contrário, é possível gerar um resultado oposto ao desejado.
Planeje através de análises consistentes do histórico de compras o potencial para novas ofertas.
De certa forma, cedo ou tarde será necessário aderir a um serviço especializado de envio de e-mail. O recorrente aumento da lista de contatos e a quantidade de envios exige uma escalabilidade que otimize a estratégia.
Estruturar um processo manual pode até ser uma alternativa, mas não proporciona a margem ideal para os resultados esperados.
A CTD, por exemplo, dispõe de um serviço único de envio de e-mail transacional. Dessa forma, a base de dados utilizada para o envio não se limita às bases dos documentos impressos, podendo trabalhar com o envio exclusivo de e-mails.
É possível anexar PDF (incluindo PDF com senha para abertura), a fim de carregar a mensagem certa e com as informações necessárias para o cliente.
Tenha nossa customização a favor dos seus processos e seja capaz de rastrear cada envio em tempo real.
Quer saber mais sobre o funcionamento e os recursos que a CTD oferece? Então, não deixe de acessar nosso site. Acompanhe as redes sociais e o Blog CTD para mais conteúdos relevantes para sua empresa!