25/1/2022

Diferentemente dos e-mails de marketing com disparo em massa, o e-mail transacional é uma forma de comunicação “íntima”, pois a empresa conversa com exclusividade, tornando-o um poderoso canal para gerar engajamento.

Tipicamente utilizado para informar uma alteração ou transação realizada pelo cliente, por vezes são ativados a partir da solicitação ou ação do usuário, a exemplo das confirmações de pedidos, atualização de senha, atualização de saldo de conta ou mesmo no recebimento de faturas.

Porém, grande parte das pessoas ainda não enxergam todas as oportunidades viabilizadas pelos e-mails transacionais, mas cada dia mais empresas buscam se tornar especializadas ao oferecer serviços eficientes e focados nas necessidades do cliente. Saiba mais!

5 maneiras de usar o e-mail transacional com eficiência

Para simplificar sua vida, categorizamos todos os tipos de e-mails transacionais para que você tenha uma melhor compreensão de quais tipos existem e como eles funcionam na prática.

1. E-mails de confirmação e fatura

Esses e-mails são ativados no sistema de automação de e-mail após uma compra completa. O acionamento pode se dar em um botão de inscrição ou quando o e-mail do usuário passa por verificação.

  • Confirmações de pedidos.
  • E-mails de recebimento de faturas.
  • Confirmações de envio.
  • Rastreamento de e-mails com código.

2. E-mail transacional de solicitações específicas

O envio desses e-mails depende da agilidade da automação, pois devem acontecer com imediatismo, já que o cliente está aguardando a resposta. O conteúdo do e-mail leva as informações solicitadas, como um link de redefinição de senha.

3. E-mail transacional considerados comportamentais

Como o nome bem sugere, são e-mails transacionais acionados pelo comportamento ou interação do usuário com aplicativos e sites.

Aqui falamos da solicitação de informações, ao deixar itens no carrinho de compras online ou do envio de avisos sobre produtos em promoção quando o usuário está na lista de notificações da empresa.

A base estratégica dos e-mails comportamentais é estimular e construir relacionamentos, de modo a ampliar o engajamento com os clientes:

  • Relacionamento em registro: mensagens de boas-vindas, onboarding e e-mails de FAQ.
  • Atividades no site e plataformas: e-mails de carrinho abandonados, produtos visualizados, comentários no site, vídeos assistidos, páginas da web etc.
  • Atividade em aplicativo ou e-mail: notificações de inatividade, e-mails comemorando o engajamento, como: “parabéns, você usou nosso serviço 4 vezes esta semana, bom trabalho e obrigado!”.

4. E-mail relacionados a notificações de conta

Já esse tipo de e-mail é enviado sempre que um novo usuário efetiva a criação de uma conta. Além disso, recebe notificações sempre que algo muda na conta, a exemplo de uma fatura atrasada (e-mail de cobrança) ou mudanças na assinatura.

Dessa forma, o e-mail transacional facilita que sua gestão mantenha um controle amplo, já que as notificações são enviadas automaticamente e de acordo com regras pré-estabelecidas, ou seja, não é preciso gerenciar contas de forma manual:

  • E-mails de criação de conta.
  • E-mails de verificação de conta.
  • Faturas em atraso ou a receber.
  • E-mails de possíveis falhas de pagamento no processamento.
  • E-mails de expiração de tempo de teste.
  • Alterações de senha.
  • Planejamento de upgrades ou alterações na assinatura.
  • Notificações como "alguém tentou acessar sua conta, foi você?".

DICA EXTRA: nesse e-mail em particular, pode ser interessante elaborar estratégias de venda cruzada, especialmente quando enviar faturas, onde há margem para oferecer promoções imperdíveis em novas assinaturas!

5. E-mail de suporte e feedback dos clientes

Atualmente, a experiência do cliente é o Norte que toda empresa deve acompanhar se quiser se manter competitiva no mercado, além de alcançar resultados expressivos.

Dito isso, esse tipo de e-mail vai de encontro, pois conforme os clientes concluem pedidos ou interagem com suas equipes, é fundamental monitorar o processo, a fim de determinar o nível de satisfação e impacto na sua experiência.

A finalidade desses e-mails varia de acordo com a estratégia, seja na coleta de feedback, na solicitação a uma avaliação online ou no ato de notificar os consumidores quanto à solicitação de suporte recebida:

  • Envio de e-mails de feedback no pós-compra, solicitando uma revisão.
  • E-mails de feedback após contato com o suporte.
  • E-mails de confirmação notificando de que a solicitação de suporte foi recebida e está em andamento.

E-mail transacional: 2 estratégias para atingir sua audiência

1. Procure converter o assinante para a lista de e-mail marketing

O ponto alto do e-mail transacional além de cumprir uma ação esperada é a possibilidade de escalar a estratégia. Nesse contexto, falamos sobre “levar” o cliente ao próximo passo, que é fazer parte da cultura da empresa.

Isso porque você quer que seus clientes saibam o que acontece na empresa, novos lançamentos e novidades que se alinham aos seus interesses, não é mesmo?

Então, que tal convidá-los para assinar a newsletter ou e-mail marketing por meio daquele envio transacional? 

Se os prospects aguardam pelos envios transacionais, certamente eles podem se interessar em acompanhar os passos da sua empresa:

  • Envio de boletins informativos sobre principais tópicos de interesse.
  • Abra um canal para eles selecionarem quais temas gostariam de receber.
  • Avalie suas perspectivas e engajamento para criar conteúdos assertivos.
  • Ofereça sempre a opção de descadastramento, assim você oferece a liberdade que procuram.

2. Alinhe o e-mail transacional com as estratégias de marketing

Estenda a presença digital da marca dentro do e-mail transacional, ao incluir botões direcionados aos canais sociais da empresa. Hoje em dia, é quase obrigatório que as empresas tenham presença nas redes sociais.

Por conseguinte, transforme os e-mails transacionais em verdadeiros canais para geração de leads em potencial ao obter mais seguidores através da estratégia digital.

Além disso, sua gestão estratégica também pode utilizar as redes sociais para maximizar a conscientização da marca e melhorar o engajamento com seus clientes. Afinal, é viável adquirir novos direcionamentos de atuação a um custo reduzido, educar suas perspectivas e direcionar o tráfego para seus sites e ofertas.

O que acha de começar a mudar isso hoje, para que suas estratégias embasadas no e-mail transacional possam surtir o efeito desejado? Então, entre em contato com a equipe CTD e descubra uma nova maneira de fazer negócio!

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