O e-mail marketing tem sido amplamente utilizado nos últimos anos, vide a enxurrada de e-mails recebidos todos os dias. Isso é resultado da expansão das estratégias de marketing, onde os profissionais enxergaram um canal de comunicação direto, transparente e bastante eficiente.
Porém, nem tudo é tão simples, ou seja, não basta apenas criar um e-mail, jogar uma imagem, qualquer conteúdo e disparar de forma aleatória. É fundamental ter muito planejamento para que seu e-mail não seja considerado SPAM.
Portanto, se você quer que suas campanhas obtenham máximo alcance, de forma eficaz e com alta entregabilidade, sugerimos a leitura desse texto! Venha descobrir como impactar com autoridade seus clientes!
Sim, é possível e muitas empresas já colhem os louros de terem acertado em sua estratégia de e-mail marketing. Porém, esse é um processo que envolve muitas variáveis.
Se você está passando por isso, saiba que não é exclusividade sua – é muito comum e diferentes organizações sofrem com isso diariamente. Os motivos são variados, como a utilização de palavras e expressões consideradas spammers: “grátis”; “grande oferta”; “gratuito”; “pode abrir, isso não é spam” etc. Em alguns casos mais agravados, o e-mail nem ao menos é recebido na caixa de entrada.
E quanto mais você permite que essa situação continue, menos resultados você terá. Em outras palavras, é desperdiçar recursos, profissionais e tempo, não é mesmo?
Portanto, separamos as principais causas que podem fazer seu e-mail ser considerado um spam, para que você saiba como evitar isso em suas próximas campanhas. Veja:
1. Faltou permissão de recebimento: você obteve a permissão do lead antes do envio? E-mail marketing sem permissão tem uma grande chance de ser considerado spam;
2. Já tem uma taxa de abertura relativamente baixa: ter baixas taxas de abertura influencia nos filtros, que passam a considerar como spam;
3. Pouca atratividade ao seu assunto: o assunto é um dos quesitos mais importantes, pois é aquilo que atrai a atenção do público, procure ser transparente, direto e verdadeiro;
4. Seu IP já está marcado como spam: já utilizou esse e-mail para algo antes? Isso acontece quando seu IP já está marcado como spam;
5. Conteúdo que não atrai o lead: sua intenção final é apenas a venda, ou procura nutrir de informação o lead? É importante mesclar as campanhas com conteúdo relevante; do contrário, é spam na certa.
Aproveite 6 dicas para melhorar o engajamento do seu e-mail marketing!
Utilize o Mail Tester para identificar possíveis causas para spam.
Já tentaram te vender alguma lista de e-mails? Essa é a principal razão para que empresas tenham pouco retorno do investimento em estratégia de envio. Claro, seria “uma verdadeira mão na roda”! Quem não gostaria de pegar uma lista prontinha para ser utilizada, não concorda?
Entretanto, evite a tentação a todo custo, pois você deve imaginar que o público daquela lista não é o seu público. “Ah, mas os potenciais clientes partilham dos mesmos interesses e fazem parte do mesmo segmento de atuação da minha empresa!” – Repetimos: aquele não é o seu público, mesmo que os contatos façam parte do seu nicho. Agora, se você quer um caminho direto para o spam, pode ir em frente e comprar a lista.
As chances de você ter sua marca manchada por uma má reputação de envio de e-mail marketing são grandes, e depois, fica difícil reverter essa situação. O ideal é construir sua lista do zero, conseguir os contatos de forma autorizada e consciente pelo lead.
Essa é uma prática que leva um tempo maior, isso é verdade. Mas os resultados podem ser muito maiores. Veja a seguir algumas ações para captar o maior número de interessados no seu negócio:
1. Estimule seu potencial lead a se inscrever no seu newsletter semanal ou mensal, através de campos cadastrais;
2. Capte leads qualificados em landing pages criadas exclusivamente para oferecer uma troca justa, ou seja, o contato pelo material grátis;
3. Faça valer promoções, ofereça conteúdos gratuitos e sorteios, essa é a forma ideal para não ser taxado de spam.
A personalização do seu conteúdo, do seu assunto, é o que irá diferenciar sua marca no mercado. Alinhe a mensagem certa com a segmentação adequada. Quando você cria sua lista, essa ação se torna relevante, mais eficiente e concede a oportunidade real de promover o engajamento com seu futuro cliente.
Além disso, crie um cronograma de envios, com o intuito de trazer mais organização e eficiência às estratégias.
A dica desse terceiro passo é implementar formas de interagir com seu lead. Mas, primeiramente, você precisa que ele abra seu e-mail, correto? Logo, evite utilizar chamadas batidas no assunto, crie algo que fisgue sua atenção.
Em seguida, tente equilibrar a quantidade de conteúdo com a quantidade de imagem, pois isso também tem peso direto no recebimento do e-mail. Você sabia que um e-mail marketing com conteúdo ou imagem em excesso atrapalham a entregabilidade?
Por fim, ofereça uma comunicação centrada e direcionada ao público. Realize perguntas, estimule respostas, inclua links pertinentes a outros conteúdos e materiais, além de direcionar às redes sociais da sua marca. Quanto mais o público sentir que você oferece exclusividade, mais ganhos suas campanhas terão.
Você já percebeu que, atualmente, tudo está automatizado? Desde um simples SMS transacional, que traz informações sobre um produto ou serviço, até o recebimento de e-mails em massa em si, tudo é permeado pela tecnologia.
Nesse sentido, a última dica é analisar o investimento em um serviço que ofereça automaticidade inovadora.
Você conseguirá unir o útil ao agradável, uma vez que terá uma campanha bem planejada e montada, sendo administrada e enviada por um serviço que oferece pontualidade, customização e responsabilidade de profissionais que prezam pelos seus resultados como se fossem deles.
Quer saber mais sobre a automatização do e-mail marketing, objetivando reduzir drasticamente o spam? Acesse para saber como ter essa facilidade em seu negócio!