22/7/2021

Toda empresa possui gastos que passam despercebidos, mas que potencializam um cenário de grande prejuízo financeiro. É o caso dos custos relacionados ao gerenciamento de impressão, os quais nem sempre são transparentes.

Neste momento não há muitas opções disponíveis, a não ser aproveitar a evolução da transformação oferecida pela digitalização dos processos, que mesmo em cenários onde há a necessidade de uso de papel e de equipamentos, otimiza a gestão por completo.

Acompanhe o conteúdo para entender melhor como ter mais eficiência operacional na sua gestão, ao passo em que a redução de custos se torna uma realidade revigorante. Boa leitura!

Gerenciamento de impressão: principais erros e impactos na organização

Muitos são os gargalos que interferem na boa gestão de impressão, mas sem sombra de dúvidas a falta de controle gerencial é o elemento que mais influencia negativamente, tanto para os custos quanto para os resultados.

Outro grande problema é o layout do parque de impressão de baixa eficiência, com equipamentos mal distribuídos e utilizados de forma randômica pelos colaboradores.

Além de gastar mais com as impressões, se torna praticamente inviável acompanhar a reposição dos insumos, a aplicação de manutenção preventiva e, sobretudo, garantir documentos padronizados de alta qualidade.

O cenário é ainda mais preocupante quando falamos nas organizações que possuem filiais dependentes de um mesmo gerenciamento. Com isso, os recursos financeiros podem ser drenados, e pior: de forma quase imperceptível à gestão.

É justamente visando maior eficiência, produtividade e redução de custos, que se torna uma obrigação focar na reestruturação das demandas de impressão. Somente assim se torna viável dar a atenção necessária às atividades-chave da empresa.

Cinco passos para otimizar seu gerenciamento de impressão

É válido apontar, inicialmente, que o bom gerenciamento de impressão leva em consideração suas necessidades diárias, de modo a atuar estrategicamente em cada processo ou demanda. Então, as orientações a seguir podem mudar conforme os objetivos da sua organização.

1. Vai atuar por conta? Invista em equipamentos robustos!

Procurando estimular um maior “senso de controle” sobre os processos internos, muitas organizações assumem para si o gerenciamento completo.

Embora seja uma possibilidade, as responsabilidades financeiras e operacionais podem sobrecarregar o dia a dia dos colaboradores. Porém, caso persiga esse direcionamento, a alternativa é investir em bons equipamentos e impressoras.

Além disso, o ideal é implementar hardwares que assegurem bons níveis de produtividade e qualidade dos documentos, mesmo que o investimento seja elevado.

2. Alie o layout de impressão à infraestrutura geral

O próximo passo consiste em analisar as demandas de cada setor e colaborador, de modo a elaborar um layout certeiro de impressão.

Dessa maneira, o gerenciamento se fortalece, visto que os computadores estão conectados aos mesmos equipamentos ao utilizarem o hardware central, criando uma rede unificada de impressão.

3. Tenha um software para o gerenciamento assertivo

Para simplificar ainda mais a gestão responsável pelas impressões, é imprescindível integrar um software moderno e eficiente. Assim, os gestores podem:

  • Monitorar indicadores;
  • Identificar o número de páginas impressas;
  • Definir os insumos utilizados e o nível de estoque;
  • Empregar os recursos nos processos;
  • Gerar alertas de reposição ou manutenção.

4. Crie políticas de impressão para todos

A elaboração de políticas, padrões e regras de impressão garante que as impressões serão feitas seguindo questões pré-determinadas, como paleta de cores, elementos gráficos, tipos específicos de papel, número de impressão, entre outras.

Inclusive, aplicar senhas para autorização das impressões inibe desperdícios, utilização para fins pessoais e, acima de tudo, traz mais segurança às informações da organização.

5. Invista no outsourcing de impressão e veja sua empresa decolar

Agora, se colocar estas etapas em funcionamento parece algo complexo e que exigirá um foco maior do que você imaginava, a única saída é investir no outsourcing de impressão.

A terceirização é um serviço completo que ficará responsável por cada necessidade e cada operação relacionadas à gestão de impressão. Diante disso, sua organização passa a usufruir de vantagens competitivas, como:

  • Melhorias na produtividade;
  • Redução do desperdício de insumos;
  • Diminuição dos custos;
  • Margem para desenvolver novas estratégias;
  • Impressões de alta qualidade;
  • Padronização total do parque de impressão.

Tudo isso só é possível porque a empresa contratada se encarrega da manutenção dos equipamentos, da reposição de materiais, da atualização do parque de impressão e de otimizar o controle de usuários, por exemplo.

A CTD é referência na prestação do outsourcing de sucesso, onde atua há mais de 3 décadas em prol dos resultados dos clientes. Com a evolução tecnológica, a CTD fez um investimento pioneiro e hoje entrega o que há de melhor em impressão e impressão de dados variáveis.

Convidamos você a conhecer nosso serviço de impressão digital, pois temos certeza de que o gerenciamento de impressão da sua organização terá resultados inéditos. Solicite um orçamento e surpreenda-se com a eficiência operacional!


Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.