14/11/2024

Atualmente, o envio de documentos por e-mail tem se tornado cada vez mais comum, impulsionado pela popularização de ferramentas digitais que automatizam o disparo de mensagens e oferecem segurança e personalização para o texto enviado. 

No contexto empresarial, o compartilhamento de cartas registradas ganha ainda mais importância, já que é uma maneira eficaz de garantir a rastreabilidade e a validade das comunicações, aspectos essenciais para resguardar o negócio de processos jurídicos.

Logo, organizações de diferentes setores, desde escritórios de advocacia até as grandes corporações, adotam soluções digitais para enviar cartas registradas de forma mais eficiente, reduzindo os seus custos e elevando a confiabilidade da entrega. 

Diante dessa realidade, neste texto você encontrará tudo o que precisa saber sobre o envio de carta registrada, incluindo o que é, como funciona e quais as vantagens deste modelo. Siga a leitura e veja como otimizar as suas comunicações!

O que é uma carta registrada e quando é mais utilizada?

É toda correspondência enviada com um código de rastreamento, que permitirá ao remetente acompanhar o trajeto da mensagem até o destinatário e assegurar que o conteúdo chegou a quem deveria chegar.

Vale destacar que a carta registrada é muito utilizada dentre as boas práticas para enviar cobranças, e, se comparada à carta física, oferece mais segurança e rastreabilidade ao envio.

Tal fato se explica porque, no ambiente virtual, o uso de certificações como o Carimbo do Tempo da ICP-Brasil, atesta a data e hora de todos os processos envolvendo a tramitação dos documentos, como envio, recebimento, abertura e cliques no conteúdo.

Dessa forma, seja para o envio mais procurado, que é o de faturas, ou outros compartilhamentos importantes, como os contratos sigilosos, tal carta é o material que fornece uma trilha auditável e inalterável de comunicação juridicamente reconhecida.

Quando você pode enviar uma carta digital registrada?

O uso é recomendado sempre que a sua empresa precisar enviar comunicações importantes e desejar obter a comprovação de recebimento e leitura. Alguns exemplos específicos do mundo empresarial incluem:

  • Envio de contratos de prestação de serviço - para garantir que a outra parte receba e visualize os documentos, evitando disputas judiciais sobre o não recebimento.
  • Comunicação de encerramento de parcerias - para formalizar o término de contratos, um AR digital com validade jurídica protegerá a sua empresa em caso de litígios.
  • Notificações de compliance - em casos onde a empresa precisa notificar parceiros e/ou funcionários sobre mudanças nas diretrizes da política interna.
  • Envio de propostas comerciais - facilita o follow-up da equipe de vendas, porque serve para assegurar que a proposta foi recebida e visualizada pelo cliente.
  • Mensagens de cobrança - principalmente nas etapas finais antes de ir à justiça, a confirmação de recebimento é fundamental para evitar alegações de não recebimento.

Como é enviar na plataforma que já enviou mais de 200 milhões de documentos?

Vale lembrar que o envio de carta registrada pode ser feito de duas maneiras: pela via física, ou pela digital, a partir do WeSend AR, a solução que já soma milhões de envios em todo o Brasil. Pelo WeSend, os passos práticos que você vai estão descritos abaixo.

Passo a passo para o envio digital da carta registrada:

  1. Cadastro na plataforma 

Acesse o WeSend AR e faça o cadastro dos dados da sua empresa com praticidade e conte com o total suporte dos especialistas do WeSend.

  1. Integração com os sistemas de gestão 

Integre o WeSend AR ao seu ERP ou ao CRM da sua equipe, isso facilitará o envio automatizado de documentos e notificações diretamente das soluções que você já utiliza.

  1. Preparação da mensagem 

Selecione o documento a ser enviado, o destinatário escolhido e adicione o Carimbo do Tempo para assegurar a rastreabilidade e a validade jurídica do conteúdo.

  1. Envio e acompanhamento 

Dispare a carta registrada digitalmente, pelo meio que você escolher, já que pode ser, por exemplo, boleto com envio via WhatsApp, E-mail e até SMS. Depois, acompanhe, em tempo real, envio, entrega, abertura, cliques no link.

  1. Acompanhamento de notificações 

Receba notificações automáticas sobre o status do envio, o que permitirá à sua equipe uma gestão proativa e assertiva das comunicações com os clientes.

Perceba que a abordagem digital elimina a necessidade de impressões, deslocamento e custos com a impressão de papel, de forma que oferece uma solução eficiente e sustentável para o envio de documentos críticos.

4 vantagens que você tem com o envio digital de carta registrada 

1. Eficiência operacional

A automação de cartas registradas reduz o tempo de envio e a incidência de erros nas mensagens. Junto disso, é facilitado o compartilhamento de mensagens em massa, que, diferente das cartas físicas que levariam dias, pela via digital chegam ao destinatário em segundos.

2. Comprovação de entrega 

Com a rastreabilidade oferecida pelo Carimbo do Tempo, você tem a garantia de que a mensagem foi entregue e visualizada, o que é fundamental em processos jurídicos, onde a prova de recebimento evita litígios e resguarda o seu negócio de penalidades.

3. Proteção de dados

O WeSend AR utiliza criptografia de ponta a ponta, o que elimina o risco de vazamentos e garante a segurança do envio de faturas e de outros documentos. Assim, é assegurada a conformidade da empresa com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

4. Economia e sustentabilidade

Optar pelo envio digital reduz os custos com papel, impressão, armazenamento e transporte. Somado à economia, essa escolha contribui para a sua empresa implementar práticas mais sustentáveis, o que se alinha à responsabilidade ambiental.

Gostou do conteúdo? Defina o público e eleve o seu engajamento!

Agora que você já sabe os pontos mais importantes sobre carta registrada, continue aprendendo a como deixar as suas mensagens mais relevantes para quem as recebe. Outro fator importante da comunicação é a capacidade que os seus envios têm de se mostrar realmente relevantes para o destinatário.

Veja as principais dicas dos nossos especialistas sobre inteligência em comunicação com o público!

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.