30/9/2021

O aumento na automação do envio de faturas por e-mail já era uma demanda crescente nos últimos anos. Porém, a crise obrigou as empresas a adotarem novas estratégias para reduzir custos, melhorar a produtividade e a qualidade do serviço.

Dessa forma, todo negócio precisa identificar pontos de melhoria que facilitem o processo de cobrança, de modo a receber em dia, mas sempre de olho na qualidade do relacionamento com os clientes.

E no conteúdo de hoje você conhecerá o CTD Mail, um serviço especializado no envio de documentos via e-mail que automatiza o envio de faturas aos clientes com planejamento e assertividade. Confira!

Automação do processo de cobrança: quatro vantagens para sua empresa

É inevitável resistir à digitalização do processo de cobrança, independentemente da etapa da cobrança, ou seja, no envio da fatura ou na infeliz necessidade de cobrar dívidas atrasadas.

Isso porque os custos com impressão, logística e envio de faturas físicas apresentam complexidade de gerenciamento. Há ainda a possibilidade de extravios e lentidão até que o documento realmente chegue nas mãos do cliente.

Se por um lado essa é uma situação ruim para as empresas, devido ao atraso da quitação, por outro, cria muita insatisfação nos clientes. 

Afinal, grande parte dos clientes reclama que não recebe a fatura impressa e em alguns casos, a empresa chega a “sugerir” a inclusão do nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito, criando restrições no nome do cliente.

Portanto, o envio consistente de faturas por e-mail evita um grande leque de problemas, favorecendo a satisfação do cliente. Veja agora quatro vantagens da automação!

1. Redução do atraso nos recebimentos

Em muitos cenários, o atraso na quitação de uma conta não representa exclusivamente a negligência do cliente, mas pode ser ocasionado pelo simples fato da falta de comunicação empresa/cliente.

Vamos supor que o consumidor não tenha recebido a fatura como de costume, devido a um atraso dos correios, por exemplo. Somado a isso, temos a correria do dia a dia, que atrapalha o cliente de entrar no portal de atendimento para solicitar a segunda via.

Consegue perceber como o envio por e-mail daquela fatura é capaz de agilizar o pagamento, reduzindo drasticamente o atraso no recebimento?

Além disso, você pode personalizar o e-mail, de modo a incluir os canais de comunicação com a empresa, facilitando a solução de dúvidas e problemas que normalmente surgem.

2. Diminuição considerável da inadimplência

Considerando que atualmente cada vez mais pessoas utilizam meios digitais para pagar contas, como o Internet Banking das instituições financeiras, se o cliente recebe suas faturas por e-mail com facilidade, as chances de melhorar sua organização financeira crescem exponencialmente.

Como resultado é possível observar uma diminuição significativa da inadimplência, especialmente se a sua organização oferecer uma comunicação transparente e eficiente, onde o cliente possa solucionar eventuais adversidades.

3. Aproveite as estatísticas que estão ao seu lado

O consumo de informação por e-mail é muito rápido e certeiro, ou seja, há maior certeza de que o cliente realmente terá o que precisa na hora certa. Sendo assim, separamos alguns aspectos que evidenciam sua importância:

  • O envio das faturas por e-mail chega a ser até dez vezes mais barato que o tradicional envio do impresso.
  • O cliente recebeu a fatura? É possível confirmar desde o recebimento até a abertura e a leitura do conteúdo, garantindo alta entregabilidade.
  • As operações de envio por e-mail são programadas e imediatas.
  • Os Correios pedem um prazo considerável para o envio depois da postagem do documento.

4. Eficiência na cobrança

A flexibilidade de envio é uma das principais características do serviço de envio de documentos por e-mail. Na prática, você cria a programação que melhor atenda às necessidades estratégicas, a fim de fazer os envios em tempo hábil.

O cliente solicitou uma segunda via por algum motivo? Sem problemas, de maneira imediata ele terá uma cópia da fatura em seu e-mail.

Portanto, a eficiência é o combustível para maximizar a taxa de recebimento, impacto que alavanca a gestão financeira e fortalece a atuação da organização.

Três benefícios extras que somente o CTD Mail oferece

Também chamado de envio ou e-mail transacional, o CTD Mail é um serviço completo e personalizado para suas demandas. Tenha automação e recursos que fazem a diferença para melhorar os resultados e a experiência do cliente.

A base de dados utilizada para o envio dos e-mails não se limita às bases dos documentos impressos, podendo trabalhar com o envio exclusivo de e-mails, ou ainda, atrelado a outros produtos oferecidos pela CTD, como o envio de SMS marketing e a publicação digital através da ferramenta CTD Web.

Além disso, somente com um serviço como o da CTD você tem:

1. Anexo: envie e-mail com anexo em PDF (incluindo PDF com senha para abertura).

2. Customização: personalize o nome e o endereço de e-mail do remetente.

3. Rastreio: acompanhe processamento e rastreio em tempo real, como data e hora, envio, entrega, leitura, devolução, rejeição, acesso aos links e erros (endereço inválido, domínio inválido etc.)

Saiba até mesmo o IP e o navegador que realizou o acesso, tudo detalhado com data e hora dos eventos. Quer ainda mais controle? Solicite o download de relatórios diretamente via portal web.

Acesse e solicite um contato com a nossa equipe de especialistas. Descubra como otimizar o operacional da sua empresa!

Esperamos ter ajudado sua organização, não deixe de acompanhar a CTD e até breve!


Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.