A inadimplência de clientes, se não for controlada e solucionada, pode até arruinar uma empresa. Se o dinheiro não entra, as contas do negócio não podem ser pagas e, quando o administrador notar, a vida financeira da organização já estará arruinada. É por isso que é preciso ter uma estratégia de cobrança.
Ela ajuda a evitar atrasos nos pagamentos de fatura, bem como negociar dívidas e regularizar a relação comercial entre cliente e empresa. Para que seja assertiva, é indicado usar meios eficientes de comunicação e é neste momento que entram o SMS marketing e e-mail transacional. Eles facilitam a interação com os clientes e agilizam o processo de cobrança.
Saiba mais sobre as estratégias de cobranças e veja como o SMS marketing e e-mail transacional podem ajudar.
Cada tipo de empresa adota uma postura na hora de cobrar o cliente. Contudo, no geral, há três passos que podem ser dados: pré cobrança; régua de cobrança e negociação. Conheça essas etapas e descubra como o SMS marketing e e-mail transacional podem torná-las mais eficientes.
Nem sempre a inadimplência é consequência da falta de recursos. Às vezes, a pessoa pode não ter um controle de orçamento organizado e esquecer a data de pagamento. Por isso, dentre as estratégias de cobrança é indicado adotar a pré cobrança.
Nesta fase, a instituição envia um SMS marketing ou e-mail transacional para lembrar o consumidor do vencimento dos títulos. Isso ajudará a:
* Garantir que o cliente possui em mãos o boleto a ser pago;
* Lembrá-lo do compromisso, para que ele se programe, ao enviar o lembrete com uma semana de antecedência;
* Avisar o consumidor da expiração do prazo de pagamento no dia do vencimento ou comunicá-lo um dia antes.
Esses passos ajudarão o cliente a não se esquecer e estar pronto para realizar o pagamento do título.
A segunda etapa é chamada de régua de cobrança e é quando os títulos vencidos começam a ser “tratados”. Nela, a empresa precisa lançar mão de estratégias que se adéquem a cada caso. Afinal, uma pessoa que atrasou o pagamento do boleto há apenas dois dias é diferente de alguém que não paga a sua dívida há dois meses, correto?
No geral, é possível adotar as seguintes estratégias de cobrança:
* Título vencido há mais de três dias: envio de SMS marketing e e-mail transacional comunicando que o pagamento não foi identificado;
* Título vencido mais de 6 dias: SMS marketing e e-mail transacional comunicando que o pagamento não foi identificado e alertando que o serviço pode ser interrompido;
* Quando o vencimento foi há mais de nove dias: SMS marketing e e-mail transacional informando sobre a suspensão do serviço ou outra ação, em determinada data, devido ao não pagamento;
* Vencimento há mais de 15 dias: SMS marketing e e-mail transacional detalhando o histórico de inadimplência do título e alertando sobre a suspensão do serviço.
A ideia é fazer o possível para solucionar o caso o quanto antes. Por isso, a frequência de alertas pode ser maior ou menor, de acordo com a empresa. Contudo, para evitar que essa inadimplência se estenda por um tempo ainda maior, é preciso se comunicar com o consumidor e alertá-lo sobre o que pode acontecer caso não pague o que deve.
Quando um mês se completar e a pessoa não pagar o que deve, é essencial pensar em negociar a dívida. Muitas vezes, oferecer um parcelamento ou um prazo maior para pagar pode ser a melhor escolha.
Nesta etapa, cada caso deve ser estudado, avaliado e o contato com o cliente pode ser feito por SMS marketing, e-mail transacional ou por telefone.
Todos esses cuidados são essenciais para manter a conta da empresa no azul. Para aumentar ainda mais a eficiência, conheça as três perguntas que você deve responder com o fechamento mensal, e que farão sua empresa crescer.