A caixa de entrada do seu consumidor certamente está lotada e se agita a cada momento com novas mensagens, assuntos competitivos e dezenas de e-mail marketing buscando atenção.
Com mais de 280 bilhões enviados somente em 2018, o e-mail marketing ainda é um dos principais canais para a comunicação empresarial. Então, como desprender os resultados do “barulho” gerado pela massificação de envios?
Pensando nisso, separamos cinco estratégias de e-mail marketing testadas pela caixa de entrada que os remetentes bem-sucedidos utilizam para obter e-mails com alta taxa de cliques. Confira!
Estratégia muito utilizada há anos, o famoso "Querido [INSERIR NOME AQUI]", não deve fazer parte das suas campanhas de e-mail. A prática de saudações de e-mail personalizadas não é tão eficaz quanto parece ou já foi.
De fato, uma pesquisa da Temple's Fox School of Business sugere que esse tipo particular de personalização pode ser mais prejudicial do que vantajoso, citando ainda:
“Considerando o alto nível de preocupações de segurança cibernética sobre phishing, roubo de identidade e fraudes, muitos consumidores estão cautelosos com e-mails, especialmente aqueles com saudações pessoais.”
Um dos principais elementos significativos do e-mail marketing é o relacionamento. Nesse sentido, o destinatário confia em você? Ele sabe realmente quem é você?
Quando um e-mail carrega uma familiaridade forçada cedo demais, a personalização se torna rasa e acaba afastando uma potencial abertura.
A intimidade deve ser algo conquistado ao longo do tempo. Fingir familiaridade com o assinante afugenta os leitores cautelosos.
Por isso, mantenha uma linha de comunicação mais “neutra”, analise resultados, classifique destinatários e somente depois disso implemente um assunto mais íntimo.
Todos sabemos que o assunto precisa respeitar e utilizar o limite de 70 caracteres, correto?
Não necessariamente, pelo menos é o que mostra a descoberta feita pela Retention Science, que analisou mais de 260 milhões de e-mails, apontando que assuntos criados a partir de 6 a 10 palavras aumentam em 21% a taxa de abertura.
Por outro lado, assuntos que beiram os 70 caracteres são considerados longos e tendem a ser desconsiderados. Muito disso se deve à mudança na forma de consumo das pessoas, ou seja, a agilidade deve ser o eixo estratégico.
Sendo assim, procure criar assuntos curtos, mas que contenham a essência da mensagem que deseja transmitir ao potencial leitor. Caso não seja possível encurtar, ao menos preze pela qualidade do assunto de long tail, de modo a instigar a abertura.
Embora os e-mails de qualidade sejam construídos durante o horário comercial, os envios que apresentam melhores taxas de abertura não são enviados durante o comercial – pelo contrário.
De acordo com a Experian Marketing, o melhor horário para um e-mail ser enviado é entre às 20h e meia-noite, tendo um melhor desempenho da taxa de abertura.
Contudo, isso não é uma regra para todas as empresas, ainda é fundamental realizar testes e analisar resultados, pois o comportamento dos clientes muda bastante de um segmento para outro.
Aponte-nos o consumidor que não enxerga valor em uma empresa que, além de entregar conteúdo relevante e útil, oferece com frequência algum tipo de agrado, seja um e-book, um cupom de desconto, uma chance de concorrer a sorteios, enfim, algo que mostre vantagens em abrir um e-mail.
Além disso, evite criar conteúdos de e-mail nos quais há múltiplas ofertas, como a apresentação de duas promoções diferentes, por exemplo. Isso porque o ideal é que o leitor enxergue apenas uma oferta, ou seja, onde não há disputa pela sua atenção.
Por fim, a melhor estratégia aqui é fazê-lo enxergar que a opção de opt-in para sua lista de mailing será recompensada conforme seu engajamento aumenta.
Você sabia que aproximadamente 7 em cada 10 e-mails são abertos através de dispositivos móveis? Ainda nesse cenário, o Brasil teve, em 2020, um total de 234,07 milhões de acessos móveis.
Na prática, quer dizer que sua estratégia não deve ser estruturada apenas para o acesso em notebooks e desktops, mas sobretudo para que o destinatário possa usufruir da oferta de maneira ágil e eficiente, através de um simples smartphone.
Veja algumas dicas rápidas para otimizar os e-mails para uma maior responsividade nos envios:
Por fim, o último passo é trazer tecnologia para dentro dos processos de envio dos e-mails. Estamos falando de e-mail marketing e e-mail transacional, ou seja, envio de documentos, recurso fundamental para quem necessita de agilidade para entregar algo aos clientes.
Para isso a CTD tem um dos mais completos serviços personalizados de envio. Entre em contato e descubra os recursos que podem transformar seus resultados!