Seja por atrasos nos serviços de entrega, por extravio de documentos ou, em alguns casos, por conta de a empresa “empurrar” o cliente para seus serviços digitais, a verdade é que ele acaba por não receber o boleto em tempo hábil.
Nesse contexto, muitos problemas podem surgir, tanto para a empresa que necessita do pagamento para fazer a roda empresarial girar, quanto para o cliente, que enfrenta recorrência no atraso de seus pagamentos, podendo gerar até inadimplência.
Independentemente da raiz do problema, a CTD tem exatamente o que sua organização precisa para controlar com assertividade a gestão de documentos – nesse caso, boletos. Confira o conteúdo e conheça a solução CTD Mail!
Ainda hoje, batendo às portas de 2022 e com o avanço dos serviços digitais, muitas empresas ainda insistem em entregar as faturas via boleto físico.
Existem dois pontos a abordar nesse contexto. Primeiramente, para que a empresa consiga entregar os documentos em tempo hábil para o cliente poder se organizar, é preciso ter altos investimentos e muito planejamento.
Investimento no sentido de não depender de empresas terceirizadas para entregar no endereço dos clientes. Já o planejamento consiste em fortalecer processos internos, como a definição de um cronograma para atender a alta demanda dos boletos.
Contudo, a entrega física é algo ultrapassado, pois por melhor que o operacional seja, é passível de falhas.
Nesse sentido, o cliente pode alegar o não recebimento, seja recorrente ou único, como forma de justificar o não pagamento. E a empresa fica de mãos atadas, pois não pode repassar juros e encargos por atraso.
E como sabemos, isso gera muito atrito na relação empresa/consumidor, desgastando a ponto de quebrar o elo de confiança entre as partes.
Obviamente, o cliente tem ao alcance múltiplos pontos de atendimento para solicitar a segunda via do boleto. Porém muitas vezes essas informações não são transparentes, o que faz com que ele fique sem saber como agir para contornar a situação.
Se para o cliente é ruim, pois dificulta o controle financeiro mensal, para as organizações o impacto é ainda mais significativo.
Isso porque falamos de centenas a milhares de clientes que, com o atraso do pagamento, enfraquecem a estrutura financeira da empresa.
A alternativa, então, é partir para a atuação digital, nem que seja em conjunto com a impressão de boletos, mas com o auxílio da automação e da personalização de processos digitalizados.
Vale ressaltar que a estratégia mais acertada é migrar completamente para o envio de documentos digitais. Você verá mais a seguir!
A fatura digital nada mais é do que a emissão de boletos de cobrança, como de costume, mas com o diferencial de ser totalmente paperless (sem uso de papel).
Apresentando todas as informações de um boleto tradicionalmente em papel, o boleto é direcionado especificamente para o e-mail do cliente. Imagine a seguinte situação:
1. 90% dos seus clientes possuem data limite de pagamento todo dia 10 do próximo mês.
2. Na versão impressa, o boleto precisaria estar pronto com máxima antecedência, pois haveria ainda o trajeto da entrega.
3. Na fatura digital, os boletos podem ser gerados, digamos, com 48 horas de antecedência.
4. Afinal, o envio acontece de imediato, com alta taxa de entregabilidade e abertura.
Para corroborar esse contexto de vantagens, temos uma pesquisa feita pela DMA (Data & Marketing Association) apontando que 99% dos consumidores conferem diariamente a caixa de entrada do seu e-mail.
Portanto, é inegável que ao utilizar o envio da fatura digital, através de um serviço personalizado de e-mail, seja e-mail marketing ou transacional, incontáveis e fundamentais vantagens fortalecem os resultados, tais como:
Pode até parecer exagero listar tudo assim, mas não é. Prova disso é o serviço criado pela CTD, objetivando justamente esse intermédio de alta eficiência operacional. Confira!
Considerando cada problema dos clientes, especialmente aqueles relacionados ao envio preciso dos boletos de fatura, a CTD desenvolveu um serviço pautado na alta rastreabilidade dos envios.
Dessa maneira, é viável acompanhar os processamentos e rastreios em tempo real, garantindo que o cliente recebeu o boleto dentro do prazo estipulado em lei. Dentre as principais informações para o rastreamento, sua empresa tem à disposição:
1. Data e hora do processamento das informações na CTD.
2. Envio.
3. Entrega.
4. Leitura
5. Devolução.
6. Rejeição.
7. Acesso aos links.
8. Erros de endereço inválido, domínio inválido, destinatário inválido, entre outros problemas.
9. IP que fez acesso.
10. Navegador utilizado na abertura do e-mail.
11. Dados de origem do evento.
12. Informações disponibilizadas para opção de download de relatórios.
O que acha de ter controle absoluto dos envios, facilitando a mensuração e a eficiência da entrega dos documentos de cobrança?
Entre em contato com a Equipe CTD e veja na prática a demonstração de como o CTD Mail funciona em detalhes!