Segundo dados divulgados pelo IBGE, mais de 155 milhões de brasileiros têm celular para uso pessoal, o que representa aproximadamente 85% da população. Em razão do número expressivo, confirma-se que, atualmente, para chegar até o cliente, é importante chegar até o seu aparelho móvel.
Diante da tendência apontada, muitas empresas apostam nas mensagens curtas (SMS) para se conectar com leads via publicidade direcionada ou até para enviar a cobrança digital de boletos aos atuais clientes.
Pensando nisso, elaboramos um guia definitivo para você entender por que as empresas utilizam o serviço de SMS em massa. Continue nessa leitura e confira!
“Bulk messaging” é a expressão utilizada para se referir ao envio de mensagens em massa, ou seja, para múltiplos destinatários simultaneamente. Atualmente, essa prática serve para muitas empresas realizarem disparos de SMS marketing.
O SMS marketing é implementado para divulgar produtos para venda e também para fazer com que a marca se torne mais conhecida para os leads, tornando o relacionamento mais próximo. Desse modo, bulk messaging é o que acontece quando a empresa aposta em marketing via SMS.
Uma pesquisa da SlickText mostrou que a taxa de abertura de SMS no celular é próxima de 98%. Essa informação demonstra o grande impacto gerado pelo serviço de mensagens curtas. Assim, é reforçada a compreensão sobre a força do engajamento oferecido pela via das mensagens.
> Junto desses dados, é importante destacar que o SMS tem o menor custo de envio se comparado a outros canais e que chega aos mais variados aparelhos, sem precisar de conexão com a internet.
Nesse cenário, considerando que leads e clientes engajam mais pelo SMS, é importante pensarmos no impacto que esse engajamento produz.
Consideremos os seguintes exemplos:
Imagine que você tem uma fábrica de roupas e está considerando um novo fornecedor de tecidos e, atualmente, ficou entre dois. Assim, considere que um deles utiliza SMS marketing e reforça a sua presença.
> Concorda que são grandes as chances de esse ser o seu novo fornecedor? Primeiro porque permanecerá na sua memória, segundo, porque ele mantém contato, demonstrando ser um parceiro acessível.
Outro cenário possível são os envios de boletos.
Muitos clientes alegam que o motivo de estarem inadimplentes é porque não receberam as faturas. Utilizando o SMS, você adota essa prática como uma estratégia para a redução da inadimplência, uma vez que pode notificar o seu cliente sobre o envio do boleto e lembrá-lo sobre os prazos de vencimento.
A partir dos exemplos que já vimos até aqui, podemos reunir algumas vantagens da prática de envio de mensagens que valem ser destacadas.
1. Mantém o lead engajado com a sua marca
2. Mais credibilidade para o seu negócio
3. A maior taxa de abertura do mercado
4. 85% dos brasileiros recebem essas mensagens
5. Baixo custo de envio
6. Redução da inadimplência
7. Sem necessidade de internet para receber
Até aqui, falamos que as mensagens curtas são meios inteligentes e eficazes de engajar com muitos clientes. No entanto, isso só é verdade se essas pessoas realmente sentem que aquele envio foi pensando para elas.
Uma grande tendência da atualidade é a personalização do atendimento, que proporciona ao usuário da sua marca a melhor experiência possível antes, durante e depois da prestação de serviços.
É por isso que precisamos falar de dados variáveis!
Sabe quando você recebe uma mensagem do seu banco e ela começa chamando pelo seu nome?
Isso é um dado variável. Provavelmente, o banco está disparando milhares de mensagens no segundo que mandou a sua, mas, para garantir o engajamento dos clientes, todas vão com os seus respectivos nomes.
Outro exemplo de mensagem - que já introduzimos acima - são os SMS para clientes com notificações sobre boletos. A empresa envia um link onde o destinatário pode visualizar a sua fatura, o que além de deixar a cobrança mais ágil, potencializa a percepção de atendimento personalizado para quem recebe a comunicação.
> Portanto, alertamos aqui que não basta apenas utilizar de bulk messaging para ter sucesso na comunicação, mas é preciso garantir envios com dados transacionais que realmente engajam o seu público.
O WeSend SMS é a solução que eleva o engajamento entre empresas e clientes para garantir o aumento da conversão. A ferramenta é referência em comunicação personalizada no Brasil e foi desenvolvida pela CTD, empresa do Grupo Sispro que já soma 30 anos de atuação.
Mais de 63 milhões de documentos já foram enviados via WeSend. Na plataforma, as conexões são infinitas: clientes com aparelhos novos e antigos recebem SMS das empresas de onde quer que estejam.
Quer entender como essa solução colabora para o sucesso do seu negócio?