Não há dúvidas de como o meio digital trouxe facilidades importantes para as empresas. A principal delas, provavelmente, é relacionada à comunicação: hoje, todo negócio tem muito mais oportunidades de alcançar seu cliente em potencial usando diversas plataformas.
Criar um diálogo estreito com o cliente não se tornou apenas mais fácil, mas também obrigatório para empresas que querem crescer e superar a concorrência. E uma das maneiras de utilizar o melhor que o meio digital pode oferecer e alcançar muito mais clientes, é investir em uma estratégia de comunicação multicanal efetiva.
Quer descobrir o que é uma comunicação multicanal e como ela pode ajudar sua empresa a ter muito mais resultados? Confira neste artigo!
O conceito de comunicação multicanal é muito simples. Esse tipo de estratégia constrói uma comunicação com o cliente através de diversas plataformas, desde as redes sociais e blog, por exemplo, até o e-mail e SMS.
Porém, é importante entender que uma comunicação multicanal eficiente não busca reproduzir todo conteúdo de um canal em todos os outros. É preciso usar todos os meios de forma estratégica, buscando levar o público que utiliza mais uma ferramenta de comunicação, como o e-mail, para conteúdos de sua empresa em outros locais, como as redes sociais.
Esse processo também pode garantir mais eficiência na hora de passar informações importantes para o cliente, como documentos oficiais, por exemplo. Nesse caso, criar uma comunicação personalizada que integre e-mail e SMS, por exemplo, aumenta as chances de atingir o cliente.
Melhorar a comunicação com o cliente é uma das vantagens de uma estratégia de comunicação multicanal, mas não a única. E ela se torna ainda mais importante em empresas de médio ou grande porte que desejam ganhar eficiência em comunicações institucionais rotineiras.
Abaixo, confira alguns dos principais benefícios de investir em uma comunicação multicanal e como isso pode ajudar sua empresa a melhorar o contato com o cliente hoje!
O resultado comum de uma estratégia multicanal é o reforço da marca da empresa e aumento de credibilidade diante do cliente. E se toda a comunicação é realmente pensada de forma conjunta, a possibilidade de aumentar a credibilidade junto ao público é ainda maior.
Uma comunicação eficiente é garantia de que o cliente receberá informações importantes, e sairá satisfeito nesse processo. Claro, é importante ter cuidado com pontos importantes, para não exagerar no envio de e-mails ou SMS, por exemplo, mas a regra ainda diz que quanto maior a rede de comunicação multicanal da empresa, melhor é seu relacionamento com o público.
Se a sua empresa trabalha com a venda de produtos e serviços, ou envia mensalmente documentos e boletos para seus clientes, provavelmente já precisou conviver bastante com a inadimplência ou desistência de uma compra. Esse é um grande problema para toda empresa, e uma comunicação multicanal pode ser uma alternativa para reduzir isso.
A vantagem de uma comunicação que integra diversas plataformas de comunicação, é que você reforça a mensagem que quer passar. Se você integra a plataforma de e-mail e SMS, por exemplo, pode enviar boletos e documentos importantes por e-mail, e enviar pequenos lembretes por SMS, aumentando as chances do cliente ter acesso ao conteúdo.
Para empresas que vendem múltiplos serviços e produtos, uma comunicação multicanal eficiente pode ser a porta de entrada para a fidelização de clientes. Isso porque você pode criar um conteúdo personalizado para as necessidades daquele público específico, e oferecer outros produtos e serviços que sejam de interesse do mesmo.
Investir em remarketing também pode ser um passo fundamental. Nesse caso, é importante manter a base de dados de seus clientes e criar estratégias de comunicação focadas em público-alvo, de forma rotineira.
E então, descobriu o que é uma estratégia de comunicação multicanal e a importância dela para sua empresa? Se gostou do conteúdo, aproveite para nos seguir através das redes sociais e ter acesso à muito mais dicas para melhorar a comunicação de sua empresa!