Em 2023, o Brasil ficou entre os 50 países do globo que mais investem em inovação, sendo o primeiro colocado na América Latina. Isso reflete o desenvolvimento das organizações brasileiras, que buscam por formas de elevar o faturamento a partir da aposta em avanços tecnológicos.
Nesse cenário, vale ressaltar que a inovação é um fator crucial para a evolução, uma vez que eleva as margens de lucro e promove melhorarias significativas em operações, comunicação e gestão das entidades.
Por isso, hoje discutiremos a importância da inovação tecnológica para entidades associativas. Siga a leitura e veja os benefícios, os passos necessários para a implementação da inovação e os desafios que surgem no processo!
A adoção de novas tecnologias automatiza tarefas rotineiras e reduz a carga de trabalho manual, o que permite aos funcionários que se concentrem em atividades mais estratégicas.
Além disso, as ferramentas de gerenciamento de projetos, sistemas de gestão integrados e impressão em larga escala otimizam as ações dentro das organizações, o que eleva a produtividade e reduz os erros operacionais.
Em uma entidade associativa, onde a força para alcançar os objetivos está no consenso do grupo, as plataformas de comunicação interna, videoconferência e redes sociais corporativas facilitam a interação entre os membros.
Essa melhoria resulta em uma comunicação mais rápida e eficiente, de forma que fortalece a colaboração e o engajamento com a entidade, tornando mais consistente o alcance dos objetivos comuns.
Soluções tecnológicas para a gestão de recursos oferecem maior controle e transparência sobre as finanças da entidade e permitem a automação de tarefas como emissão de boletos e controle de despesas.
Somado a essas facilidades, a geração de relatórios financeiros detalhados, que são emitidos automaticamente, facilitam a tomada de decisões e o planejamento estratégico.
O primeiro passo é identificar as áreas que mais necessitam de melhorias tecnológicas, o que pode ser feito a partir de uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e da coleta de feedback dos membros da entidade.
Em segundo momento, defina os objetivos claros e metas específicas para a implementação das novas tecnologias. Inclua um cronograma detalhado, com orçamento e recursos que serão necessários.
Para esta etapa, considere critérios como custo-benefício, compatibilidade com os sistemas que você já utiliza, facilidade de uso e suporte técnico oferecido pelo fornecedor.
É fundamental que a sua equipe esteja bem treinada, por isso, invista em programas de capacitação que ensinem aos colaboradores como utilizar as novas ferramentas e incentivem a adoção das tecnologias no dia a dia.
Após a implementação, fique atento aos indicadores de performance (KPIs) para avaliar se os objetivos e metas estão sendo alcançados, entendendo se a solução se adapta de verdade à entidade e, se necessário, faça ajustes.
A resistência à mudança é um desafio comum na adoção de novas tecnologias. Para superá-la, é fundamental comunicar claramente os benefícios e envolver os colaboradores desde o início, realizando workshops e sessões de esclarecimento para abordar preocupações.
Junto desse desafio, emergem os custos iniciais de implementação, que podem ser altos e gerar bastante discordância entre a liderança da entidade associativa. Portanto, planeje o orçamento e explore alternativas de financiamento e incentivos governamentais.
Ademais, a constante evolução tecnológica exige atualizações regulares, principalmente no tocante à gestão digital de documentos. Por isso, estabeleça um plano de auditorias regulares para garantir que a entidade esteja sempre equipada com as soluções mais eficazes.
Quando se trata de inovar uma entidade associativa, a preparação dos membros é a base para o sucesso dessa operação. Então, existem algumas ações que você já pode começar a incentivar agora mesmo:
A implementação de inovação tecnológica nas entidades associativas é fundamental para se manterem competitivas e relevantes no mercado atual, especialmente porque a perspectiva é que o Brasil suba posições no ranking de Inovação.
Nessa ótica, embora existam desafios à implementação, os benefícios em termos de eficiência operacional, comunicação e gestão financeira são significativos e elevam o faturamento da organização e a coesão entre os associados.
Com um planejamento estratégico adequado, seleção cuidadosa das ferramentas e treinamento da equipe as entidades superam os obstáculos e colhem os frutos das novas tecnologias.
Portanto, é hora de começar a adotar inovações tecnológicas e garantir um futuro promissor para sua entidade associativa, assim como as empresas líderes fazem!