É bastante óbvio que a inteligência em comunicação está alinhada às tecnologias presentes ao longo do fluxo de trabalho no caso do e-mail, com a automatização dos envios. Mas vai além, pois a inteligência também faz parte da definição estratégica e da tomada de decisão na aquisição das ferramentas certas.
Nesse sentido, temos a segmentação do público-alvo como um norteamento indispensável para maximizar resultados e satisfazer as necessidades dos clientes.
Contudo, essa estratégia ainda deixa muita gente em dúvida, especialmente quanto à execução de uma lista segmentada.
É por isso que a CTD decidiu abordar o tema, de modo a desmistificar a comunicação direcionada e o envio de conteúdo de alta relevância aos leads e clientes em potencial. Acompanhe!
Grosso modo, segmentação de e-mails é o processo de divisão de uma lista de e-mails, que permite a você ampliar sua linha de alcance estratégico nos envios, objetivando partes específicas da base de leads com comunicação personalizada e inteligente.
Podemos dizer mais: a segmentação inteligente – que é quando você considera todos os aspectos mais relevantes, preferências e interação – tem o potencial para auxiliar sua equipe atrelada às campanhas de e-mail da forma desejada.
Diante disso, temos algumas vantagens que atestam a eficácia do e-mail marketing bem estruturado, planejado e criado a partir do perfil do lead.
Quanto mais relevante for sua interação por e-mail, maior a chance de o público se manter engajado. Entretanto, para isso é fundamental dividir sua lista de e-mails com base nas características do público e da estratégia.
Um lead demonstrou interesse e se envolveu com uma determinada vertical do serviço oferecido? Então, classifique-o para uma lista segmentada de e-mails, na qual você possa direcioná-lo com conteúdo adicional e relevante a partir dessa vertical.
O potencial cliente visualizou diferentes produtos em uma categoria específica? O ideal é planejar o envio de e-mails cadenciados com ofertas similares.
Por fim, quando as pessoas presentes em sua lista de segmentação tiverem adquirido um produto-chave, direcione-os a uma segmentação onde você possa arriscar-se mais em vendas cruzadas, ou seja, oferecendo algo que combine com ele.
“Ah, mas então é só enviar e-mails desenfreadamente para conseguir mais e mais resultados”, você pode estar pensando.
Não, pelo contrário. Sabe o que acontece se você realiza envios exagerados para seu “mailing”? Você pode afastar os leads que preferem discrição nos e-mails, dando margem para o cancelamento da inscrição em sua base de leads.
Por outro lado, se você não tiver uma boa frequência de envios, certamente você pode perder a oportunidade de engajar seus assinantes mais dedicados. Em vez disso, você pode otimizar a frequência de envio com uma segmentação de qualidade.
Identifique quais leads estão mais engajados e, em seguida, isole esses usuários em um segmento próprio da sua lista. Com isso, é viável engajar com assertividade sem impactar o restante da base com conteúdo não tão atrativo naquele momento.
Alternativamente, você pode usar a segmentação da inteligência em comunicação para mover leads menos ativos para uma frequência planejada de envios.
Além disso, uma boa estratégia para promover a interação com esse tipo de lead é desenvolver e-mails em uma campanha de reengajamento.
Toda e qualquer estratégia de e-mail marketing tem como objetivo gerar receita, concorda? Nesse sentido, ao enviar e-mails com conteúdo que se alinham ao posicionamento do lead no funil, há maior chance de conversão.
Vamos assumir que você recém converteu um lead em uma landing page, por exemplo. Nesse caso, você não precisa necessariamente bombardear o usuário com e-mails “complexos” e fora da sua curva de interação. Afinal, você acabou de conhecê-lo.
Sendo assim, você pode direcionar seus leads com base no nível de engajamento com seu conteúdo. A partir daí, quando se familiarizarem com a qualidade do seu conteúdo, eles se tornam mais suscetíveis a gastar.
Então, a segmentação funciona? Bom, de acordo com os números, campanhas de e-mail segmentadas representam mais da metade (58%) de todo o ROI do e-mail.
Ainda assim, você também não pode simplesmente segmentar seus e-mails e aguardar sentado pela chegada dos resultados.
Você tem que garantir que está segmentando e classificando corretamente os leads. Mas então, quais as maneiras mais eficazes de segmentar uma lista?
Nesse momento é fundamental apontar que cada base de leads tem suas próprias características, gargalos, falhas e potencial. Em outras palavras, analise internamente e qualifique seus leads antes de qualquer coisa.
Depois disso, se torna mais simples acompanhar determinadas métricas para criar estratégias precisas. Veja algumas maneiras de fazer isso:
Agora, só falta ter um serviço personalizado de envio de e-mail para consolidar a inteligência em comunicação da sua organização. Quer saber como unificar todas as estratégias e ações?
Então, entre em contato com a CTD, pois temos um dos melhores serviços para fortalecer sua estratégia de e-mail. Aguardamos você!