10/5/2024

De acordo com dados veiculados pela We Are Social, da Meltwater, quase 170 milhões de brasileiros estão presentes no WhatsApp, o que corresponde a aproximadamente 80% da população. Logo, para falar com o público, estar conectado a essa plataforma é fundamental. 

Junto disso, de acordo com informações divulgadas pelo Serasa em dezembro de 2023, mais de 71 milhões de cidadãos do Brasil estão endividados.

 Sendo assim, considerando que a maioria dos habitantes utiliza o WhatsApp, esse canal ganha cada vez mais destaque para contatar os inadimplentes.

Pensando nesse cenário, no blog post de hoje vamos tratar sobre tudo o que você precisa saber para garantir o sucesso das mensagens de cobrança da sua empresa via Whats. Siga a leitura e confira dicas preciosas para os seus envios!

Quais as vantagens de adotar o WhatsApp como canal de comunicação com o cliente?

Um grande destaque para a adoção do WhatsApp como via de contato para mensagem de cobrança é a proximidade que o canal está do destinatário. Se por outras vias, como e-mail, precisamos contar que o indivíduo acesse o site, no Whats o cenário é diferente.

Desse modo, merece destaque o fato de tratar-se de uma comunicação que chega, literalmente, "na palma da mão" do cliente, uma vez que a maioria das pessoas utiliza o aplicativo via celular.

Assim, mais benefícios são:

  • Menor custo se comparado ao SMS;
  • A maior parte da população conectada;
  • Mensagem criptografada e segura;
  • Comprovação de envio e recebimento garantidos;

Em razão dessas vantagens, cresce o número de empresas conectadas ao aplicativo, de forma a facilitar o envio de faturas digitais e ampliar a qualidade do relacionamento com o cliente, estando presentes no canal que o público está.

3 boas práticas para enviar comunicações pelo WhatsApp 

Para extrair o melhor dessa rede social, é preciso que a sua equipe adote estratégias que tornem as suas mensagens assertivas e bem recebidas pelos clientes. Para isso, é essencial que as seguintes condutas sejam adotadas:

  1. Obtenha consentimento prévio: 

Primeiramente, é importante que você se certifique de que o cliente autoriza, ao passar os dados para a sua empresa, o contato via WhatsApp. 

Uma mensagem que desrespeita a privacidade do destinatário, pode estragar toda a chance de boa comunicação.

  1. Seja claro e conciso: 

Comunique com objetividade o motivo da mensagem, o valor devido e as opções de pagamento disponíveis. 

Quanto maior a clareza do texto, maiores são as chances de leitura e de interação por parte dos clientes.

  1. Personalize as mensagens: 

Ao enviar mensagens, chame o destinatário pelo nome e personalize o conteúdo das notificações de cobrança de acordo com o comportamento do cliente. 

Mensagens personalizadas são mais eficazes por demonstrarem atenção por parte da empresa ao histórico de compras e à situação de cada pessoa.

3 ideias de mensagens de cobrança pela WhatsApp

Confira 3 ideias para você se inspirar na hora de construir as suas mensagens de cobrança para serem enviadas pela rede social mais utilizada do Brasil:

  1. Lembrete de vencimento:

"Olá [Nome do Cliente], estamos entrando em contato para lembrá-lo(a) sobre o vencimento da sua fatura no valor de [Valor] referente ao serviço/produto [Nome do Serviço/Produto].

O pagamento pode ser realizado até [Data de Vencimento].

Ficamos à disposição para qualquer dúvida ou para auxiliá-lo(a) com o pagamento.

Agradecemos pela sua atenção!

Atenciosamente, [Nome da Empresa/Colaborador]"

  1. Opções de pagamento:

"Prezado(a) [Nome do Cliente], gostaríamos de informar que sua fatura no valor de [Valor] está pendente de pagamento. 

Para sua comodidade, oferecemos as seguintes opções de pagamento: 

  1. Boleto bancário 
  2. Transferência bancária
  3. Pagamento via WhatsApp Pay

Por favor, nos informe assim que efetuar o pagamento. Estamos à disposição para ajudá-lo(a) no que for necessário.

Atenciosamente, [Nome da Empresa/Colaborador]"

  1. Aviso de inadimplência:

"Caro(a) [Nome do Cliente], constatamos que sua fatura no valor de [Valor] está em atraso. Pedimos por gentileza que regularize o pagamento o mais breve possível para evitar a incidência de juros e outras taxas. 

Caso já tenha efetuado o pagamento, por favor, nos envie o comprovante para atualizarmos nossos registros. Estamos à disposição para ajudá-lo(a) a resolver qualquer pendência. 

Agradecemos pela sua compreensão.

Atenciosamente, [Nome da Empresa/Colaborador]"

Envie mensagens de cobrança via WhatsApp com eficiência e validade jurídica!

O WeSend AR é uma solução de comunicação digital desenvolvida pela CTD, uma empresa que há mais de 30 anos atua no Brasil oferecendo segurança e agilidade para o envio de boletos e cobranças em todo o território. 

Atualmente, mais de 200 milhões de documentos já foram enviados de forma totalmente criptografada e ágil via  WeSend.

Na plataforma, é possível enviar mensagens de cobranças personalizadas e automatizadas em larga escala, com total garantia de rastreabilidade e comprovação jurídica. 

Conheça hoje mesmo a solução que potencializa a sua comunicação com o público via WhatsApp e reduz os índices de inadimplência na sua empresa!

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