De acordo com dados veiculados pela We Are Social, da Meltwater, quase 170 milhões de brasileiros estão presentes no WhatsApp, o que corresponde a aproximadamente 80% da população. Logo, para falar com o público, estar conectado a essa plataforma é fundamental.
Junto disso, de acordo com informações divulgadas pelo Serasa em dezembro de 2023, mais de 71 milhões de cidadãos do Brasil estão endividados.
Sendo assim, considerando que a maioria dos habitantes utiliza o WhatsApp, esse canal ganha cada vez mais destaque para contatar os inadimplentes.
Pensando nesse cenário, no blog post de hoje vamos tratar sobre tudo o que você precisa saber para garantir o sucesso das mensagens de cobrança da sua empresa via Whats. Siga a leitura e confira dicas preciosas para os seus envios!
Um grande destaque para a adoção do WhatsApp como via de contato para mensagem de cobrança é a proximidade que o canal está do destinatário. Se por outras vias, como e-mail, precisamos contar que o indivíduo acesse o site, no Whats o cenário é diferente.
Desse modo, merece destaque o fato de tratar-se de uma comunicação que chega, literalmente, "na palma da mão" do cliente, uma vez que a maioria das pessoas utiliza o aplicativo via celular.
Em razão dessas vantagens, cresce o número de empresas conectadas ao aplicativo, de forma a facilitar o envio de faturas digitais e ampliar a qualidade do relacionamento com o cliente, estando presentes no canal que o público está.
Para extrair o melhor dessa rede social, é preciso que a sua equipe adote estratégias que tornem as suas mensagens assertivas e bem recebidas pelos clientes. Para isso, é essencial que as seguintes condutas sejam adotadas:
Primeiramente, é importante que você se certifique de que o cliente autoriza, ao passar os dados para a sua empresa, o contato via WhatsApp.
Uma mensagem que desrespeita a privacidade do destinatário, pode estragar toda a chance de boa comunicação.
Comunique com objetividade o motivo da mensagem, o valor devido e as opções de pagamento disponíveis.
Quanto maior a clareza do texto, maiores são as chances de leitura e de interação por parte dos clientes.
Ao enviar mensagens, chame o destinatário pelo nome e personalize o conteúdo das notificações de cobrança de acordo com o comportamento do cliente.
Mensagens personalizadas são mais eficazes por demonstrarem atenção por parte da empresa ao histórico de compras e à situação de cada pessoa.
Confira 3 ideias para você se inspirar na hora de construir as suas mensagens de cobrança para serem enviadas pela rede social mais utilizada do Brasil:
"Olá [Nome do Cliente], estamos entrando em contato para lembrá-lo(a) sobre o vencimento da sua fatura no valor de [Valor] referente ao serviço/produto [Nome do Serviço/Produto].
O pagamento pode ser realizado até [Data de Vencimento].
Ficamos à disposição para qualquer dúvida ou para auxiliá-lo(a) com o pagamento.
Agradecemos pela sua atenção!
Atenciosamente, [Nome da Empresa/Colaborador]"
"Prezado(a) [Nome do Cliente], gostaríamos de informar que sua fatura no valor de [Valor] está pendente de pagamento.
Para sua comodidade, oferecemos as seguintes opções de pagamento:
Por favor, nos informe assim que efetuar o pagamento. Estamos à disposição para ajudá-lo(a) no que for necessário.
Atenciosamente, [Nome da Empresa/Colaborador]"
"Caro(a) [Nome do Cliente], constatamos que sua fatura no valor de [Valor] está em atraso. Pedimos por gentileza que regularize o pagamento o mais breve possível para evitar a incidência de juros e outras taxas.
Caso já tenha efetuado o pagamento, por favor, nos envie o comprovante para atualizarmos nossos registros. Estamos à disposição para ajudá-lo(a) a resolver qualquer pendência.
Agradecemos pela sua compreensão.
Atenciosamente, [Nome da Empresa/Colaborador]"
O WeSend AR é uma solução de comunicação digital desenvolvida pela CTD, uma empresa que há mais de 30 anos atua no Brasil oferecendo segurança e agilidade para o envio de boletos e cobranças em todo o território.
Atualmente, mais de 200 milhões de documentos já foram enviados de forma totalmente criptografada e ágil via WeSend.
Na plataforma, é possível enviar mensagens de cobranças personalizadas e automatizadas em larga escala, com total garantia de rastreabilidade e comprovação jurídica.
Conheça hoje mesmo a solução que potencializa a sua comunicação com o público via WhatsApp e reduz os índices de inadimplência na sua empresa!