Quando você pensa em automação de marketing digital, costuma associar com um processo complexo demais para ser praticado?
Você sabia que há uma definição simples para esta ação? Trata-se de utilizar determinadas tecnologias no mundo do marketing, sempre com o objetivo principal de descomplicar o processo para alcançar seu público, ampliando, assim, eficiência e escalabilidade.
Está pensando em partir para esse universo, que permite amplas e estratégicas ações personalizadas, a fim de maximizar resultados? Então, você não pode deixar de continuar a leitura, pois reunimos informações relevantes e uma surpresa no final. Vamos lá!
Mais uma vez, a tecnologia nos agracia com ferramentas capazes de elevar o nível do jogo. Na prática, a automação de marketing consiste na utilização recorrente e diária de sistemas, softwares e tantas outras ferramentas, a fim de intensificar a proporção das ações e atingir consequentes resultados.
Na teoria, essa estratégia viabiliza a margem para identificar oportunidades, monitorar métricas de desempenho e atuar de maneira personalizada com o público-alvo. A intenção é promover a saúde dessa relação, com o intuito de ampliar os limites de vendas.
Para entender melhor a automação, podemos nos colocar no lugar de uma agência de marketing digital com atuação diária. Para fazer crescer as vendas de seus clientes, veja esse passo a passo.
1. A equipe tem a responsabilidade de fazer publicações semanais no blog, com o objetivo de atrair novos leitores;
2. Em seguida, os mesmos conteúdos são publicados nas redes sociais, onde agora é fundamental mensurar resultados e envolvimento;
3. Em simultâneo, a equipe tem o desafio de gerar leads – normalmente, nessa etapa é a hora de conseguir o e-mail do visitante;
4. Porém, mesmo com informações prévias, o time de vendas não consegue ser eficiente, pois precisa de mais dados;
5. Você já baixou um infográfico ou e-book? Já assistiu algum Webinar? Então, é provável que tenha preenchido um formulário, correto?
6. Através desse formulário, a equipe identifica o perfil de cada cliente, direcionando os mais adequados para o time de vendas;
7. O restante que demonstrou interesse, mas que ainda não está pronto para o contato, é nutrido de mais conteúdo relevante;
8. Isso sem contar a necessidade de mensurar cada ação, cada recurso investido, para definir o quão eficiente está sendo a estratégia.
O processo mostrado acima é longo e exige total atenção de quem gerencia essas ações.
Já imaginou ter que realizar o envio de 2.000 e-mails marketing de forma manual? Seria totalmente inviável, correto? Ou ter que acessar, todo dia, no mesmo horário, a mesma rede social para realizar o disparo de uma postagem, que embora pareça algo simples, exige tempo e dedicação.
O que queremos dizer é que a automação de marketing digital tem o papel principal de reduzir complexidade e trabalhos manuais. Em contrapartida, a empresa atinge consideráveis níveis de eficiência e produtividade, reduz tempo e recurso investidos e estimula maiores resultados.
Por exemplo, com uma solução de envio de e-mail marketing, é possível alcançar um grande grupo de leads em potencial, de forma planejada, no horário mais apropriado e com a mensagem mais coerente para aquele perfil. Isso vale, também, para redes sociais e demais canais de comunicação!
Assim como mencionamos, as principais e mais rápidas vantagens são maiores eficiência, agilidade, facilidade e assertividade nas estratégias de marketing. E conforme cresce o porte da empresa, cresce também a necessidade da automação de maior qualidade.
Mesmo que seu negócio seja pequeno e que você acredite que ainda dá para levar de forma manual, separamos algumas vantagens que provam que você pode estar deixando de aproveitar resultados expressivos em vendas. Confira!
1. Ampla geração de leads;
2. Propicia maior geração de possibilidades de venda;
3. Promove economia no CAC (Custo de Aquisição do Cliente) da empresa;
4. Encurta o ciclo de vendas;
5. Fortalece a marca com a presença constante no cotidiano do lead em potencial.
A verdade é que atualmente é impossível conseguir novos resultados a partir de ações sem planejamento ou tecnologia. Outro elemento que deve ser considerado em sua estratégia é a ferramenta de CRM.
Quando uma empresa alinha a automação de marketing com o CRM certo, os resultados são bastante surpreendentes, pois uma ferramenta complementa a outra. O CRM gerencia todo o funil de vendas, analisando o perfil dos clientes e sinalizando em quais etapas se encontram.
Já a automação, por exemplo, com o e-mail marketing, consegue pôr em prática todo o planejamento reunido pelo CRM. E foi justamente ao considerar essa possibilidade, que a CTD, em conjunto com a SISPRO, desenvolveu uma solução poderosa.
A CTD já oferece um serviço personalizado de envio de e-mail marketing e transacional. O CTD Mail é ideal para automatizar o envio de e-mail marketing da sua empresa, pois oferece a possibilidade de anexar arquivos, customização e completo rastreio dos processos.
O resultado direto da parceria CTD e SISPRO que mencionamos, foi a Solução FullSales. Trata-se da união entre o CRM SISPRO e o CTD Mail, em que uma ferramenta complementa a eficiência e o alcance da outra.
Através do CRM, você tem o gerenciamento do funil de vendas e a jornada completa dos clientes, onde é possível ter informações sólidas, identificando as melhores oportunidades para agir. Já o e-mail marketing, é o responsável por carregar o conteúdo certo e no momento ideal.
Com a Solução FullSales, você obtém um processo robusto de nutrição e conversão de leads em clientes. O que acha de elevar ainda mais a automação de marketing digital da sua empresa com a ferramenta certa?
Para conhecer a eficiência do CTD Mail, é só acessar aqui. Nossa equipe de profissionais estará à disposição para explanar mais sobre o serviço e direcionar, caso seja do interesse, à solução FullSales. Até a próxima e compartilhe as dicas!