Os ofícios são documentos formais muito utilizados na comunicação empresarial e nos órgãos públicos. Isso porque o formato deste documento garante que a mensagem transmitida tenha clareza e que seja rastreável.
Assim, seja para formalizar uma solicitação, registrar uma notificação de cobrança ou apresentar uma proposta comercial, o ofício é escolhido pela segurança e validade incontestável nas comunicações institucionais.
Pensando nisso, hoje vamos tratar sobre os principais pontos deste formato de envio: definição, utilidade e como enviá-lo com precisão.
Tem dúvidas sobre o assunto? Siga a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre este importante comunicado formal!
Ofício é uma palavra derivada do termo “oficial” e, dentre o entendimento popularmente difundido, oficial é tudo aquilo que conta com o reconhecimento da Lei e do Estado.
Nessa ótica, podemos explicar o ofício como um comunicado oficial, reconhecido legalmente, e que por isso é muito utilizado para o envio de documentos jurídicos, já que registra e transmite informações formais.
Logo, este tipo de comunicado pode ser utilizado em diferentes situações, sendo as mais tradicionais:
Entendidas a definição e a usabilidade do ofício, vamos entender o que este comunicado precisa ter para que seja de fato oficial?
Para que um ofício seja considerado válido perante o Estado e para que seja eficiente para quem o enviou, a mensagem deve conter os seguintes elementos:
Nome e cargo do remetente e nome e instituição do destinatário devem ser claros e estarem já no início do documento.
Lembre-se que os ofícios precisam ser registrados e facilmente encontrados depois em arquivos.
É preciso que a mensagem contenha uma descrição objetiva e concisa do conteúdo do ofício, e o conteúdo deve ser bem redigido e de fácil entendimento.
Quando houver solicitações com pedidos de contrapartida, os prazos para que a outra parte se manifeste devem ser apontados.
O que assegura a validade do ofício é a Assinatura de Recebimento pelo destinatário e rastreabilidade dessa comunicação.
A rastreabilidade e a validação jurídica são os pontos fundamentais para assegurar que a comunicação foi devidamente entregue e recebida.
Tradicionalmente, isso era feito por meio de Aviso de Recebimento (AR) físico, um processo que pode ser demorado e custoso. Hoje, o envio eletrônico com AR digital é uma solução mais eficiente e segura, já que no meio virtual você conta com:
Um ofício com validade jurídica é essencial para garantir que a comunicação seja reconhecida e cumprida. No meio digital, a garantia de rastreabilidade e autenticidade da mensagem são fundamentais para evitar questionamentos futuros.
Então, quer saber como assegurar que os seus ofícios por e-mail tenham validação jurídica e possam substituir métodos tradicionais, como o AR físico?
Clique aqui e baixe o material completo que preparamos para você!