Deixar o e-mail transacional de fora da sua estratégia ou mesmo negligenciar sua aplicação, pode impactar diretamente nos resultados da organização.
Apesar de automático e a partir de ação específica do cliente, a verdade é que o envio incorreto promove uma sensação de indiferença com o consumidor.
E como sabemos, atualmente a experiência do consumidor é o elemento principal de qualquer estratégia empresarial.
Por sua vez, a mensagem transacional é uma ação esperada pelo cliente, seja na confirmação de um pedido ou no recebimento de uma fatura.
Logo, deixar de enviar a mensagem no momento oportuno tem um peso inimaginável no relacionamento do cliente com a sua marca.
Hoje, portanto, falaremos sobre a importância de criar ações transacionais eficientes, a fim de impactar positivamente na experiência e na satisfação do seu público.
Acompanhe a leitura e vamos lá!
Primeiramente, é fundamental entender o funcionamento do e-mail transacional. Para isso, separamos um breve passo a passo:
1. Você cria modelos de e-mail específicos para cada etapa do seu lead em relação aos procedimentos da empresa.
2. Utilizando um serviço de disparo automatizado, você deixa esses e-mails “engatilhados” para o disparo quando a ação ocorrer.
3. Isso também pode ser feito manualmente, ou seja, sem um serviço automatizado, mas não oferece escalabilidade operacional.
4. Por fim, quando a ação prevista acontece, o e-mail contendo as informações sobre os processos e os próximos passos é disparado.
Dessa forma, o cliente ou potencial cliente recebe a mensagem que estava aguardando, sugerindo novas ações e guiando-o pela jornada de compra, ou mesmo à finalização de um processo de compra, por exemplo.
Além disso, podemos elencar três benefícios que mostram a importância inerente ao serviço de e-mail assertivo. Veja a seguir.
Como o e-mail transacional é uma ação esperada pelo cliente, automaticamente sua taxa de clique é diferenciada de outros formatos de envio, como o e-mail marketing.
Por conseguinte, a entregabilidade é elevada e oportuniza o recebimento na caixa de entrada principal do alvo. Claro, também é possível enviar e-mail marketing em massa e ter bons resultados, mas o transacional é ainda mais eficiente.
Na captação de clientes, qual e-mail você acha que é aberto primeiro: um newsletter mensal de um blog ou a solicitação para alteração de senha em sua plataforma?
Certamente a alteração de senha, visto que ele pediu essa ação e aguarda por ela. Portanto, é um formato que viabiliza um Retorno sobre Investimento (ROI) de duas a cinco vezes maior, se comparado ao e-mail marketing tradicional.
Considerando os benefícios acima, a percepção de incluir uma estratégia de venda cruzada (Cross Selling) engrandece e favorece novas oportunidades de negócio.
Aqui você pode oferecer um novo serviço, apresentar um produto inovador ou simplesmente melhorar o engajamento na comunicação das redes sociais.
Não há limites para agregar mais valor ao seu serviço e o e-mail transacional comprova isso.
Não é só de alta entregabilidade ou maior engajamento com clientes que sobrevive o formato transacional.
Isso porque há incontáveis aplicações para uma estratégia transacional de e-mail. Abaixo, separamos os principais tipos que você pode considerar em sua organização. Vamos a eles:
Como pode perceber, são infinitas as aplicações de um contato transacional via e-mail. Para além disso, em cada demanda é possível estruturar novas ações com base nas necessidades da empresa.
Mesmo que seja possível alinhar novas estratégias de comunicação, o foco da mensagem deve transparecer precisamente no que o cliente precisa naquele momento.
Somente depois de suprir essa objetividade e analisar a fundo os resultados de abertura, cliques e engajamento, é que você pode cogitar novas possibilidades.
De nada adianta criar um modelo personalizado de e-mail com a mensagem certa e não encontrar a “janela ideal para envio”, ou seja, o timing certo para causar o impacto necessário.
Desse modo, uma dica para encontrar o momento ideal de cada envio é avaliar o nível de urgência e importância. Um bom exemplo é a necessidade de rapidez no envio de solicitações de troca de senha.
Embasar o envio de e-mail transacional manualmente pode não comportar a crescente demanda da sua organização, além de atravancar todo o processo operacional.
Como última dica, analise o investimento em um serviço especializado, que ofereça automação, alta customização e rastreio das campanhas. Essa é a alternativa mais acertada para obter resultados sólidos.
Acesse para conhecer o serviço ideal às necessidades da sua organização e acompanhe sempre o Blog CTD para conteúdos relevantes e dicas importantes. Até breve!