15/7/2021

A redução do desperdício é o primeiro passo para desenvolver um processo de impressão consciente. Porém é também uma ação que exige alinhamento, gerenciamento preciso e conscientização de colaboradores e envolvidos na organização.

Até pouco tempo atrás, as empresas não tinham um foco tão grande na redução do número de impressos. Contudo a necessidade de enxugar gastos desnecessários e otimizar os procedimentos diários fez da gestão de impressão uma obrigação.

Nesse sentido, sua organização deve se posicionar e evidenciar a grande necessidade de controlar melhor o parque de impressão. Quer saber como? Acompanhe!

Como definir a impressão consciente no dia a dia da empresa?

Muito mais do que um simples processo de controlar quem imprime e quando, a impressão consciente é uma estratégia vital. Isso porque se trata da ação de desenvolver um planejamento de impressão onde são considerados aspectos como:

  • Necessidade real da impressão.
  • Quantidade assertiva para suprir a demanda.
  • Elementos com capacidade para racionalizar e reduzir os impressos.
  • Práticas para diminuir o consumo de papel e insumos.
  • Extensão desse processo a setores, colaboradores e rotinas.

Portanto, a ideia principal é compreender como e por que as impressões do dia a dia acontecem. Para isso, há a implantação de práticas, ferramentas e recursos que maximizam a gestão de impressão.

Além de ampliar o controle dos gestores sobre o fluxo de trabalho, potencializa a redução do desperdício, tornando a rotina de trabalho consciente sobre seu impacto nos resultados da organização.

Podemos relacionar esse cenário com a evolução do conceito paperless?

Atualmente, as grandes empresas rumam para a atuação livre do uso de papel, haja visto que a digitalização de documentos está alinhada à impressão digital.

Conhecida como cultura paperless – ou ambiente sem papel –, esta forma de administrar documentos viabiliza ganhos exponenciais de sustentabilidade, fortalecimento financeiro, celeridade operacional, maior segurança de dados e margem para resultados.

Entretanto, o maior desafio de traçar um percurso para atingir essa realidade está no equilíbrio entre investimento, conscientização dos colaboradores e aquisição de tecnologias e serviços que contribuam para processos modernos.

Um caso claro disso é o outsourcing de impressão. Através da terceirização, as empresas conseguem reduzir drasticamente os gastos com impressão e estimulam mais qualidade e segurança aos seus clientes, a exemplo da impressão de faturas.

Esse segmento enfrenta desafios constantes com processos manuais, ocasionando lentidão, altos custos com insumos, manutenção de equipamentos e desperdício constante.

Todos são problemas facilmente solucionados com a impressão consciente proporcionada por um serviço assertivo de terceirização. Acesse para saber mais!

Gestão de impressão consciente: duas vantagens importantes

1. Diminuir os gastos lhe parece uma boa alternativa?

Que empresa não visa ter mais flexibilidade e produtividade, gastando menos no processo, não é mesmo? Dessa forma, é fundamental avaliar processos internos, redefinir estratégias e ser aderente aos recursos que facilitam a impressão.

Com isso, sua organização deixa de se preocupar com consumo de papel, insumos e materiais, peças de reposição, custo de envio, depreciação de equipamentos e, claro, manutenção pesada no parque de impressão.

A partir desse cenário flexível, sua gestão poderá voltar o foco para a elaboração de novas estratégias que estejam alinhadas aos objetivos centrais, também conhecidas como estratégias de Core Business.

2. A sustentabilidade promove novas possibilidades

Se você analisar os principais players do mercado hoje, independentemente do segmento, verá que o “selo de sustentabilidade” é um importante marco na evolução do negócio.

Além de ter um impacto positivo no controle financeiro, fortalece a imagem da empresa perante os clientes.

Afinal, estamos falando de eficiência aliada à alta qualidade dos serviços prestados, tornando os procedimentos escaláveis a custos menores. Essa é a fórmula que todos procuram e a CTD oferece justamente isso.

Quais os principais passos para colocar a gestão de impressão nos eixos?

A CTD possui experiência de mais de três décadas no segmento de impressão, seja com dados variáveis ou não. Nos últimos anos, realizamos investimentos consideráveis na atualização das nossas tecnologias.

Agora, somos capazes de oferecer a tecnologia certeira para uma impressão consciente, trazendo mais segurança e agilidade ao seu negócio. 

Sendo assim, podemos afirmar que os principais passos para uma maior conscientização são:

  • Ter a conscientização como foco na interação entre gestores e colaboradores.
  • Fomentar recursos e processos mais econômicos à impressão.
  • Desenvolver a gestão de impressão aliada às tecnologias de impressão modernas.
  • Avaliar como aderir corretamente ao serviço de outsourcing de impressão.

Embora o termo “impressão consciente” possa gerar certo receio quanto à sua execução, os passos acima dizem o contrário. Afinal, são ações que dependem apenas da sua tomada de decisão.

Caso encontre desafios nessa etapa, saiba que a CTD pode guiar sua transformação com seriedade, profissionalismo, qualidade e produtividade incomparáveis.

Acesse para saber mais, venha falar com um de nossos especialistas e tenha finalmente um processo consciente que alavanque sua empresa!


Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.