Em 2023, o Facebook, gigante rede social da empresa Meta, foi condenado a pagar R$20 milhões de reais em razão do vazamento de dados dos usuários, que foi provocado por fragilidades na rede de segurança do servidor.
Depois desse fato, a proteção de informações on-line ganhou mais destaque, visto que se uma gigante mundial foi vítima de ataque hacker, não é mera formalidade a busca de empresas de diferentes portes por protocolos que reforcem a segurança digital.
Nesse cenário, o protocolo SSL (Secure Sockets Layer) merece atenção, já desempenha um papel fundamental na proteção de conteúdos sensíveis, vez que garante conexões seguras e impossibilita os ataques cibernéticos.
Quer entender o que é este protocolo e como ele é essencial para uma comunicação empresarial segura? Continue a leitura e veja tudo sobre o protocolo SSL, como ele funciona e a sua importância para o envio de mensagens e documentos on-line!
É um protocolo de segurança desenvolvido para proteger a transmissão de dados entre um servidor e um cliente, como um navegador e um site, e proporciona segurança nos envios digitais por meio da criptografia dos dados.
Uma vez que você adere ao protocolo, um certificado digital SSL é anexado ao seu servidor e, a partir daí, todas as suas mensagens passam a ser autenticadas para quem as recebe, ou seja, é garantido que nenhum dado foi alterado na rede.
Para isso acontecer, as conexões protegidas pelo SSL contam com a criptografia para "misturar” as informações em trânsito, como em um embaralhamento. Assim, entre o servidor e o navegador, o dado não pode ser lido por hackers, já que está embaralhado.
Desse modo, ao passo que ninguém consegue ler o dado compartilhado, também é impossível alterá-lo, o que torna este protocolo uma alternativa ideal para comprovar a identidade de um site, proteger os dados dos usuários e a validade da comunicação.
O funcionamento do SSL baseia-se em um processo de autenticação e criptografia que, para que funcione de forma adequada, precisa passar pelas seguintes etapas:
Dentro do funcionamento do SSL, é comum a dúvida de qual é a diferença entre um domínio com e sem este protocolo anexado em seu endereço web. Por isso, destacamos que a diferenciação começa pela seguinte ideia: reforço de segurança.
O protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é utilizado para a transmissão de dados na web, mas não oferece proteção completa contra ataques, já que não embaralha as informações compartilhadas com o mesmo grau de refino que o SSL o faz.
Sendo assim, quando um site utiliza o certificado SSL, opera com HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), de modo que todos os dados compartilhados entre navegador e servidor são misturados e criptografados em alto nível para evitar ataques.
Assim, o papel do SSL é reforçar a proteção do compartilhamento de documentos e informações, e a sua presença no site é indicada pelo cadeado na barra de endereço do navegador. O cadeado é clicável e contém todos os dados do certificado que o site usa.
Na hora que a sua empresa precisa transmitir segurança para clientes e usuários do seu servidor, o SSL é o seu maior aliado porque o certificado irá garantir:
Existem diferentes tipos de certificados SSL, cada um adequado a uma necessidade específica de envios seguros e de comunicação virtual rastreável. Por isso, na hora de escolher qual será o SSL da sua empresa, atente-se para os seguintes formatos:
A escolha do seu protocolo dependerá do tipo de interação que ocorre no site que você deseja proteger, por isso, contar com suporte especializado fará toda a diferença na hora de decidir em qual certificado SSL investir.
Com a evolução da segurança digital, o SSL, que já soma mais de 25 anos desde a sua primeira versão, foi substituído pelo TLS (Transport Layer Security), uma forma mais avançada e segura do protocolo.
Dessa forma, atualmente, mesmo que o nome popular utilizado ainda seja o SSL, o que as empresas utilizam é o TLS, que continua garantindo criptografia de ponta, sem as vulnerabilidades antigas do SSL, já que houveram avanços na eficiência do protocolo.
O protocolo SSL é essencial para garantir a proteção e a privacidade das comunicações digitais, sendo um pilar para resguardar os dados e conferir credibilidade às empresas.
Nessa ótica, o aperfeiçoamento do SSL para o TLS reforça o compromisso que as certificações digitais têm com a proteção cibernética e o zelo por garantir sistemas ainda mais robustos e seguros ao público.
Gosta de conteúdos assim e quer saber como proteger e rastrear os documentos que você compartilha on-line? Clique aqui e saiba como isso é possível!