O SMS Marketing deixou de ser exclusividade das operadoras de telefonias, como era no passado, e passou a ser amplamente utilizada por empresas de diferentes segmentos.
Isso se deve aos inúmeros resultados alcançados com o serviço. Além disso, o SMS oferece uma personalização que acomoda as necessidades de empresas de cobrança, instituições de ensino, setor imobiliário, entre outras, uma vez que contribui para o crescimento da organização.
Então, caso você se pergunte se o SMS Marketing pode ser uma possibilidade para sua empresa, já adiantamos, sim, e muito mais que uma possibilidade é quase uma obrigação, visto que o cenário da concorrência só tende a crescer. Entenda mais sobre isso a seguir!
Como em todo processo operacional e gerencial é comum observamos certas demandas, ferramentas e estratégias, que podem ser relevadas, mas isso não compete ao SMS, e vamos te mostrar o porquê.
Primeiramente, esse é um serviço que tem sido implementado em larga escala nos últimos anos, em especial nos últimos meses, devido às mudanças da pandemia. Então, é praticamente certo que algum concorrente direto seu faça uso disso.
Quando bem utilizado tem o potencial para se tornar a grande vantagem competitiva de uma empresa que, aliada a outras ações de marketing, viabiliza resultados expressivos, e o melhor, a baixos custos. Separamos 5 motivos que o compelem a correr atrás do SMS o quanto antes, confira!
Considerando que mais de 80% dos dispositivos móveis oferecem suporte a texto, podemos mostrar um dado que aquece o mercado. A FGV realizou uma pesquisa em 2019 (30ª Pesquisa Anual do FGVcia da FGV/EAESP), onde aponta que no Brasil há pelo menos 230 milhões de smartphones ativos.
Portanto, isso nos apresenta uma margem indiscutível para a captação de potenciais leads que, quando nutridos pela sua estratégia de marketing, podem se tornar clientes fidelizados.
É comum a comparação do SMS marketing com o e-mail marketing, pois ambos são utilizados estrategicamente pelas empresas. Então, seguindo essa paridade, o e-mail apresenta taxa de abertura de aproximadamente 20%, enquanto o SMS passa dos 95% da taxa de abertura.
De nada adianta você chegar ao cliente, mas não o converter como seguidor da sua marca. E nisso o SMS é crucial, uma vez que há taxa de conversão de 40% a mais do que outras do mesmo segmento que não usam.
Podemos notar aqui que a “insistência planejada” no SMS traz resultados expressivos, pois forma-se uma linha de comunicação direta com o consumidor.
Taxa de resposta está associada às ações dos consumidores que interagem com a mensagem do SMS. Diferentemente da taxa de resposta (taxa de cliques) de quase 10% do e-mail marketing que é uma estratégia mais elaborada, mais demorada e deve ser ainda mais planejada, o SMS viabiliza cerca de 45% de resposta. Isso mostra como a interação é mais flexível, prática e com retorno estimulante!
Um dos benefícios mais evidentes é, sem dúvida alguma, seu custo-benefício. Através de um marketing enxuto, mais bem direcionado e rápido, sua empresa pode despender menos investimento, alcançar resultados notórios e flexibilizar sua atuação, dado que o serviço é adaptável e escalável às suas demandas crescentes.
Fica difícil ignorar tantos indícios da eficiência do SMS, não é verdade? Agora sim, descubra 8 áreas que têm aproveitado ao máximo a utilização da mensagem de texto curta!
Essa é uma parceria de longa data e funciona até hoje. Isso porque os atacadistas e varejistas conseguem preservar uma comunicação próxima com seus consumidores ao fazer envios de novidades, lembretes de aniversários, datas comemorativas e, sobretudo, ofertas promocionais.
As agências bancárias e cooperativas são exemplos de constante aplicação do SMS. Na verdade, esse serviço é uma “mão na roda” para o segmento, pois é possível informar movimentações, saques, depósitos, comunicados em geral, rendimentos e aplicações, garantindo ao cliente informações úteis, mas sem exigir que se desloque à agência.
Gastando menos se comparado a outras estratégias de marketing, o segmento hoteleiro tem a oportunidade de informar sobre novas temporadas, pacotes disponíveis, pacotes promocionais, confirmação de reserva ou cancelamento, instigando economias que podem ser convertidas em outras necessidades do segmento.
Abrindo um canal de comunicação assertivo com alunos, pais, professores e demais corpo docente, as instituições de ensino observam vantagens competitivas diferenciadas, especialmente nesse momento de pandemia e incertezas quanto o retorno das aulas.
A utilização das chamadas telefônicas pelas instituições de saúde deu lugar ao SMS, que funciona como um canal barato e efetivo de relacionamento com pacientes. Envie comunicados sobre consultas, exames, orientações sobre medicamentos e muito mais, tudo de maneira direcionada e precisa.
Por meio da criação de grupos de interesse como por exemplo, clientes interessados em residências, apartamentos, condomínios, chácaras e compra ou venda, é viável direcionar disparos imediatos e individuais a cada grupo, ampliando a efetividade do processo, com baixo custo e potencial para ampliar negociações.
A parceria entre empresas de cobrança e SMS data de um período onde o marketing ainda engatinhava no Brasil, mas que ganhou novos contornos e resultados inéditos recentemente.
Por isso é possível realizar o envio massivo de SMS para clientes, os lembrando de prazos de vencimentos, faturas em aberto, atrasos e tantas outras necessidades do segmento.
Compreender a necessidade de fazer uso do SMS Marketing é apenas parte do caminho. O restante da jornada consiste na escolha do serviço de SMS profissional. Um serviço que agregue e permita ao seu negócio tornar o processo comercial e operacional em escalável.
E nisso a CTD pode ajudar sem dúvida alguma. Oferecemos aos clientes uma solução inteligente de comunicação otimizada. Quer saber mais? Acesse e descubra um mundo de possibilidades e resultados para o crescimento do seu negócio!