3/3/2022

Anualmente, mais de 80% das pequenas e médias empresas sofrem recorrentemente com pagamentos atrasados dos clientes, os chamados inadimplentes.

Esta estatística é especialmente perigosa em pequenas empresas que dependem da estrutura funcional de crédito. Afinal, esse é um dos grandes motivadores que levam as organizações a deixarem de fazer negócios.

Nesse sentido, quanto maior o saldo de contas a receber, maior é o risco de a inadimplência acontecer de fato. Por isso, é importante que as PMES reduzam a duração dos empréstimos e os atrasos de pagamento dos clientes.

É justamente isso que falaremos hoje, sobre 5 formas de a sua organização reduzir esse fator de risco, acompanhe!

Inadimplência: 5 formas para reduzir esse fator de risco em sua empresa

1. Crie um cronograma de notificação das condições de pagamento antecipadas

Um dos principais elementos que prejudicam a quitação das dívidas pelos clientes é a falta de comunicação entre empresa e consumidor. Isso pode levar ao afastamento das partes, ocasionando um processo falho e suscetível ao não pagamento.

Se houver uma falha de comunicação entre as partes em relação aos termos de crédito e pagamento, os problemas começam a surgir.

Portanto, a alternativa é fornecer a todos os clientes informações sobre as datas de vencimento de pagamento e as políticas da empresa em caso de inadimplência, muitas vezes antes mesmo do crédito ou dos vencimentos de boletos.

Aqui já identificamos a importância da comunicação transacional, estratégia imprescindível para auxiliar gestores a controlar melhor a carteira de inadimplentes.

2. Conte com a automatização na comunicação multicanal

Lembretes oportunos sobre os devidos pagamentos são de vital importância para lidar com os clientes, especialmente os inclinados à inadimplência. Mas, ao mesmo tempo, tal comunicação deve ser passiva e estratégica, a fim de não prejudicar negócios futuros com o cliente.

Nesse contexto, sistemas automatizados são frequentemente usados para o efeito. Podemos citar aqui o e-mail transacional e o SMS transacional. Através dessas ferramentas de alta entregabilidade e assertividade, é possível abrir um canal direto de comunicação, a fim de encurtar a distância entre empresa e cliente.

A comunicação multicanal é um dos eixos para as organizações que visam recuperar parte dos saldos de inadimplentes. Por conta disso, auxilia no envio de lembretes automatizados sobre próximos pagamentos agendados via SMS ou e-mails com um único clique.

3. Conheça seus clientes

Conhecer seu cliente em detalhes é uma ação imprescindível em setores específicos, como serviços financeiros. Por conseguinte, não ofereça negócios aos clientes a menos que você tenha realizado pesquisas suficientes.

No mínimo, procure verificar a identidade, o perfil e as condições financeiras de um cliente antes de fazer negócios com ele.

Contudo, esse princípio não deve se aplicar apenas às perspectivas do seu negócio, uma vez que deve implementar verificações periódicas na carteira de clientes ao longo de todo o ciclo de vida.

No mundo dos negócios, perspectivas e expectativas mudam rapidamente e se você esperar mais do que o necessário para tomar certos cuidados, pode ser tarde demais para recuperar perdas importantes nas finanças da organização.

4. Planeje como impor limites às linhas de crédito

Sempre que falamos de clientes novos, sua gestão deve pensar em como moderar as linhas de crédito e condições especiais.

Ao passo em que as primeiras compras são realizadas e os pagamentos entram de acordo com o estipulado, você pode aumentar esse benefício, com condições exclusivas e flexíveis, mas somente após o relacionamento ser produtivo para ambas as partes.

Porém, mesmo com a limitação das linhas de crédito ainda é possível encarar a inadimplência. Só que a forma como seus gestores lidam com isso é o que determina o prejuízo em potencial.

Sempre batemos na tecla de que a comunicação da sua organização precisa ser multicanal hoje em dia. Quanto mais próximo do conceito de omnichannel, melhores serão os resultados, em especial quanto à recuperação de valores a receber.

5. Invista na tecnologia certa

Não há outro caminho atualmente senão pela tecnologia. E no momento que falamos sobre como reduzir a inadimplência, a automação no envio das faturas, notificações de vencimento, notificações de contas vencidas, entre outros, se torna expressivamente pontual.

Obviamente ainda consideramos cenários em que há clientes que mesmo com toda essa gama de pontos de contato, insistem em perdurar a inadimplência. Afinal, a volatilidade econômica ainda é uma constante no dia a dia dos brasileiros.

Entretanto, com os recursos certos é possível aliar uma comunicação mais direcionada, não no sentido apenas de cobrar o cliente, mas sobretudo no tom da comunicação que permeia diferentes canais de comunicação.

Por exemplo, você sabia que é possível integrar o WhatsApp da sua empresa com os envios assertivos de SMS e E-mail? Como resultado, você atinge o consumidor exatamente onde ele está, de forma “calculada” e com maiores chances de obter êxito.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, confira outros conteúdos no Blog CTD, afinal de contas, estamos sempre em busca de oferecer maneiras estratégicas de consolidar os resultados de nossos clientes, até breve!


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