O avanço tecnológico tem motivado mudanças significativas na área da saúde, de forma que a inovação, a cada ano, transforma o modo como os cuidados são prestados à população e como os serviços são gerenciados pelas entidades.
Tal cenário é explicado se considerarmos que a adoção da tecnologia amplia a eficiência do serviço, o que potencializa a qualidade dos cuidados oferecidos.
Junto disso, sistemas de administração para o setor têm colaborado para que os gestores de saúde, a exemplo daqueles que coordenam planos e operadoras, possam fomentar formas de atender aos cidadãos que atendam as necessidades atuais.
Pensando nisso, no blog post de hoje vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre como as tecnologias na saúde impulsionam as entidades deste importante setor do nosso país. Siga a leitura e confira!
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como trabalho as ações para garantir o bem-estar dos indivíduos, essas tecnologias dizem respeito ao aparato de soluções que facilitam a resolução dos problemas de saúde e promovem a qualidade de vida da população.
Portanto, a inovação na saúde é tudo o que consiste na aplicação de conhecimentos e ferramentas tecnológicas para melhorar a prestação de cuidados médicos e a gestão de serviços.
Nessa ótica, estão incluídos desde os sistemas de informação até os dispositivos que permitem diagnósticos remotos e que ampliam as possibilidades de tratamento personalizado.
Além disso, as mensagens por vias como E-mail e WhatsApp, também se destacam entre os planos de saúde como um avanço tecnológico que facilita a comunicação de regras de cancelamento. Assim, a rotina dessas instituições se tornou mais eficiente graças à comodidade dos envios digitais e juridicamente válidos.
Logo, tecnologias da saúde são o conjunto de ferramentas que permitem a padronização de processos e a integração de informações, ampliando a agilidade da gestão e fortalecendo o cuidado no manejo das demandas dos pacientes.
Agora que você já entende o conceito de tecnologia na saúde, é importante que saiba quais são as mais empregadas e amplamente conhecidas atualmente. Então, fique atento a:
Permite que os pacientes recebam diagnósticos e consultas remotamente. Assim, é uma inovação que economiza tempo e recursos, além de expandir o acesso a serviços de saúde, especialmente a especializada, para as áreas remotas.
Auxilia o gestor a elaborar o planejamento estratégico a partir de um grande volume de dados. Logo, o plano de saúde consegue antecipar demandas, como, por exemplo, o padrão de meses em que mais exames são solicitados.
Amplia a interpretação de exames e automatiza os processos administrativos. Para isso, analisa dados e oferece análises que colaboram para a interpretação diagnóstica, além de ser uma importante ferramenta operacional.
Oferece uma solução segura e acessível para armazenar informações médicas, preservando a regulamentação da LGPD na saúde. Isso garante que os dados estejam disponíveis quando forem necessários - e sempre protegidos.
A exemplo de relógios e pulseiras, eles permitem o monitoramento contínuo da saúde dos pacientes. São dispositivos que fornecem dados em tempo real, o que ajuda na personalização do tratamento, especialmente em condições crônicas.
Envolve a interconexão de dispositivos para otimizar a gestão hospitalar, o que inclui desde os equipamentos de monitoramento até os sistemas de controle de inventário, o que centraliza (e facilita) as demandas da administração.
O WeSend AR, uma importante solução de comunicação, fortalece a relação entre pacientes, profissionais e operadoras de saúde. São diversas as formas de interação e tudo o que é enviado, é registrado - o que protege as partes.
Em geral, quando vemos uma vasta quantidade de opções que podem ser empregadas, temos a seguinte dúvida: mas como o meu negócio pode ser beneficiado com estas aplicações?
Elencamos aqui 3 pontos que acreditamos ser os essenciais quando o assunto são as vantagens que você ganha ao empregar as tecnologias da saúde na sua rotina:
Além disso, o envio de mensagens e exames para os pacientes por meio dos canais digitais protege o seu negócio, já que comunicação com validade jurídica reduz custos operacionais, garante confidencialidade e colabora para aproximar o paciente.
O futuro da tecnologia na saúde promete ainda mais inovações, mudanças como a realidade virtual e aumentada já são, atualmente, aplicadas em treinamentos e procedimentos médicos.
Assim, a integração de ferramentas ao conhecimento adquirido por cada profissional tende a colaborar para a mitigação dos erros em procedimentos e, no prisma social, estima-se o ampliamento do acesso à saúde para toda a população.
Vale também destacar que graças ao 5G no Brasil, foi melhorada a velocidade na transmissão de dados, o que abre caminhos para avanços ainda maiores na telemedicina e na integração de dispositivos.
A inovação contínua e a preparação para o futuro digital são fundamentais para que os administradores se mantenham atualizados e ofereçam serviços de alta qualidade àqueles que precisam.
Assim, ressaltamos que adotar novas tecnologias pode transformar a gestão hospitalar, melhorar a experiência do paciente e, ainda, garantir uma relação duradoura entre clientes e prestadores de serviço na área dos cuidados em saúde.
Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre gestão tecnológica, visite o blog do WeSend AR e mantenha-se informado sobre as últimas tendências!