Boletos, mensagens de cobrança, contratos de serviço e muitos outros documentos são, atualmente, enviados on-line. Assim, a insegurança de muitas empresas reside em como garantir a proteção e a integridade dos envios de arquivos pelo meio digital.
Nesse cenário, o Carimbo do Tempo ganha destaque quando o assunto é segurança. Com o recurso, milhares de empresas elevaram a quantidade de envios virtuais, já que, pelo seu funcionamento, o Carimbo elimina quaisquer chances de fraudes.
E como a garantia da integridade do material acontece? Quem pode usar o selo do Carimbo do Tempo? O que diferencia as mensagens com este certificado daquelas que não o têm?
Hoje, vamos responder a essas perguntas e tirar todas as suas dúvidas sobre o uso deste importante recurso de proteção, que é o maior aliado das organizações na hora de proteger envios do ponto de vista jurídico. Siga a leitura e confira!
O Carimbo do Tempo funciona como um selo digital para atestar o exato momento em que um documento foi gerado, assinado e transmitido. O funcionamento do Carimbo é criptografado e tem uma chave única, que vale para aquela mensagem, desde que ela não sofra nenhuma alteração ou violação.
Por isso, quando você recebe um Carimbo do Tempo anexado, o e-mail tem confirmação de leitura e é garantido que esta mensagem não foi violada e tampouco fraudada, já que se isso tivesse acontecido, o Carimbo já não mais valeria.
Este certificado é respaldado pela Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP), que, desde 2001, atua para adicionar uma camada maior de validade jurídica aos envios por meio do anexo de uma chave individual a cada Carimbo gerado.
Também dentro da ICP, a validade deste certificado é afirmada pela Autoridade do Carimbo do Tempo (ACT), que armazena todos os dados que um Carimbo coleta, de modo que tais informações passam a valer como provas legais.
Portanto, o anexo do Carimbo do Tempo atesta uma mensagem íntegra, assegura a identidade do remetente e garante que toda a interação com o conteúdo poderá ser registrada. Assim, este selo é fundamental para a segurança do envio on-line.
É comum que surja a dúvida de “em que casos esse Carimbo é mais usado?” e para responder a essa pergunta, decidimos separar os 5 principais setores que, costumeiramente, adicionam o selo aos seus envios. São eles:
Bancos e corretoras utilizam o Carimbo do Tempo para registrar a aprovação de transações financeiras por mensagens e assinaturas digitais, a fim de evitar fraudes e garantir a rastreabilidade das operações.
Escritórios de advocacia aplicam o Carimbo para validar o envio de documentos eletrônicos e, principalmente, comprovar a data das petições realizadas, já que a garantia de tal informação é essencial para os atos processuais.
As operadoras utilizam o Carimbo do Tempo e a automação de plataformas de envio seguro para proteger registros médicos e prescrições digitais. Junto disso, o selo é usado no envio de faturas e notificações de cobrança para inadimplentes.
Provedores de e-mail e ferramentas de envio de mensagens em larga escala utilizam o certificado para garantir a confiabilidade dos documentos que enviam, prevenindo manipulações de dados e a chance de serem confundidos com spams.
Órgãos públicos, como os Tribunais de Justiça e os Tribunais de Contas estatais, fazem uso do Carimbo do Tempo para certificar a proteção dos arquivos oficiais e assegurar a transparência das comunicações institucionais.
Não são apenas as grandes corporações que podem se beneficiar do Carimbo do Tempo. Pequenas empresas e profissionais autônomos também encontram vantagens ao utilizar essa tecnologia, por exemplo:
A integração do Carimbo do Tempo nos seus envios digitais de documentos, assinaturas e boletos se torna mais prática quando é realizada por meio de serviços especializados, como o WeSend AR.
Com o WeSend AR, as empresas adicionam automaticamente um Carimbo do Tempo certificado aos seus documentos, garantindo a autenticidade e a conformidade de cada material com as normas regulatórias vigentes.
Assim, contar com uma ferramenta para gerar certificados digitais para as suas mensagens, especialmente quando você envia em larga escala com dados variados, é um processo muito seguro e protege a reputação da sua empresa no mercado.
Hoje, exploramos o funcionamento, os benefícios e as principais aplicações do Carimbo do Tempo, demonstrando como essa tecnologia é essencial para garantir a integridade, autenticidade e validade jurídica dos documentos digitais.
Se você deseja aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre essa solução e ver os detalhes de como implementá-la, temos uma ótima notícia!
Preparamos um e-book exclusivo com o guia completo do Carimbo do Tempo, onde você encontrará tudo o que precisa saber para explorar toda a segurança deste certificado no seu dia a dia.
Baixe agora o material e proteja seus documentos digitais com mais segurança jurídica!