11/3/2021

Poucas pessoas param para pensar, mas o e-mail transacional é o modelo de envio mais antigo e um dos mais praticados até hoje.

Contudo, até pouco tempo atrás os profissionais responsáveis pelas campanhas estruturadas no formato transacional não tinham o hábito de explorar o recurso ao máximo.

Então, seu uso era constante, mas seus resultados e impactos no relacionamento com o cliente não eram algo que chamava a atenção.

A verdade é que uma quantidade limitada de ferramentas do marketing é capaz de surpreender o cliente e estimular sua experiência, mas o transacional vai além.

Prova disso é a sua alta taxa de entregabilidade, abertura e clique, dados que monitoram a eficiência de um e-mail.

Em alguns casos, esses números conseguem ser até três vezes maiores do que um e-mail marketing de vendas.

Portanto, hoje falaremos sobre como o Serviço CTD Mail consegue elevar ainda mais a qualidade e eficácia da sua estratégia transacional. Acompanhe a leitura!

Estratégia de e-mail transacional: 4 dicas para criar uma eficiente

1. A especificidade do e-mail é o ideal

O destaque do seu e-mail transacional deve ficar por conta da mensagem específica e esperada pelo cliente.

Você precisa fornecer compatibilidade entre o assunto e o teor da mensagem, a fim de realmente sanar uma dúvida ou informar sobre o status atual do processo.

Claro, a mensagem transacional também pode carregar outras informações relevantes, mas em hipótese alguma ter a atenção primária.

Dessa forma você amplia a taxa de abertura, reduz os riscos de se tornar um Spam e abre uma ligação direta com seu público.

2. Seu contato precisa saber como encontrar você

Você pode até pensar: “mas porque meu público iria querer entrar em contato se já estou informando tudo o que ele precisa saber?”.

Embora raro, o consumidor encontra uma necessidade de falar diretamente com sua empresa, seja para sanar uma dúvida ou obter mais informações.

Nesse caso, o e-mail transacional precisa carregar sua assinatura de e-mail, um retorno válido e até mesmo um contato mais direto, através do WhatsApp, por exemplo.

Por conseguinte, sua mensagem se torna mais relevante, mais conveniente e mostra ao cliente que ele está amparado caso surja algum problema.

3. Sua mensagem precisa ser altamente responsiva

A responsividade em dispositivos móveis como smartphones e tablets, é um dos principais fatores para ampliar sua taxa de abertura.

É óbvio que quando o e-mail é simples, digamos que para informar a atualização de um pedido, não há muitos elementos que prejudiquem a entrega.

No entanto, em determinadas ocasiões a mensagem carrega uma imagem, índices, entre outros.

Sendo assim, é fundamental testar incansavelmente como seu e-mail ficará nestes dispositivos, com o intuito de criar um envio legível a todos.

4. Alinhe personalização com consistência visual

É nessa etapa que muitas empresas deixam de gerar mais valor às estratégias transacionais.

Isso porque há essa ideia antiquada de que o envio transacional deve ser simples e desprovido de elementos visuais diferenciados.

A personalização é um dos pontos fortes hoje em dia, pois evidencia cuidado, planejamento e personalização, todos aspectos considerados pelo cliente moderno. Desse modo, planeje Logo, formas, cores e fontes e linguagem utilizada.

Além de trazer mais elementos para chamar a atenção do leitor, certamente o reconhecimento pela sua marca irá crescer exponencialmente.

O Serviço CTD Mail é a ferramenta que traz resultados à estratégia transacional

Ao longo dos anos, a CTD tem moldado suas soluções e serviços para que cada recurso seja moderno e eficiente perante as necessidades do mercado e dos clientes.

É por isso que hoje, viabilizamos o Serviço CTD Mail, desenvolvido e elaborado para atender todas as demandas, sejam elas pequenas ou grandes, visuais ou mais simples, com documentos ou promoções.

Isso acontece porque a base de dados utilizada para envio não é limitada à base dos documentos impressos, ou seja, isso oferece a possibilidade de envio exclusivo de e-mails.

Alguns diferenciais nos posicionam como uma das melhores escolhas para fortalecer uma estratégia transacional!

Recurso de anexação de documentos

A maioria dos serviços no mercado hoje, limitam o e-mail a mensagens simples pouco atrativas, apenas para cumprir o conceito de “envio de reação”. Entretanto, nosso serviço permite a inserção de anexos em PDF, além da possibilidade de incluir senha para abertura.

Customização

Como falamos acima, é muito importante deixar caminho aberto para potenciais contatos do seu cliente. Para isso nós oferecemos customização, onde você pode incluir o nome e endereço de e-mail do remetente, além de outros elementos.

Alta rastreabilidade dos envios

Um dos mais gargalos em campanhas de e-mail transacional é não ter controle ou mesmo a chance de rastrear as entregas. Isso impacta negativamente nos resultados, pois não permite a antecipação às adversidades.

Pensando nisso, a CTD proporciona um processo completo de rastreio via Portal Web, no qual é viável averiguar:

  • Data e hora do processamento das informações na CTD
  • Envio
  • Entrega
  • Leitura
  • Devolução
  • Rejeição
  • Acesso aos links
  • Erros de endereço inválido e domínio inválido

Além do mais, através do navegador Web você realiza o download dos relatórios que apontam a saúde das campanhas.

Portanto, todos estes recursos são imprescindíveis para garantir consistência e resultados transformadores.

Acesse para tirar dúvidas com nossos especialistas. Surpreenda-se com o mar de possibilidades que o nosso serviço coloca ao seu dispor!


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